20 maio 2006

ARQUITECTURA POR ARQUITECTOS


Duzentos e seis deputados aprovaram anteontem, por unanimidade, o projecto de lei proposto por 36.783 cidadãos em que se pede que só os arquitectos assinem projectos de Arquitectura.
O projecto baixa agora à Comissão, para ser discutido na especialidade, onde deverá fundir-se com uma proposta do Governo.
No final da votação, Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos, sentada na galeria e rodeada por cerca de 200 arquitectos, levantou os dois polegares, em sinal de vitória.
Depois, palmas e vivas nas escadarias, onde o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, um dos primeiros subscritores da iniciativa, manifestou a sua satisfação por "finalmente", 33 anos depois, poder ser revogado o Decreto 73/73. "É de crer que a proposta do Governo de atribuir aos arquitectos a exclusividade de fazer projectos de arquitectura acautele os interesses legítimos de todas as profissões envolvidas num projecto de construção, dando a todas o lugar que lhe compete.
Creio que a revogação do 73/73 não fará o milagre de transformar todas as construções em obras-primas de Arquitectura, mas assegura um mínimo de qualidade.
Com isso, ganha a cidade e o espaço público, ganha a Cultura e ganham os cidadãos!

11 Comments:

Blogger renato gomes pereira said...

Lá se foi apossibilidade de construirmos uma "palhota" a nosso gosto!

estes arquitectos normalmente tem ideias espatafurdias acerdo do que é bonito e engenhoso e deixam tudo pouco funcional e usável...Vão à "casa da musica" e ficam aperceber o que eu digo.. amenos que aquele portento não seja um "ex-libris" da arquitectura...Mas há outros exemplos até mais evidentes que reforçam aminha teoria...

além disso a amioria também aprovou o Terço para as mulheres nas Quotas ( não é rezar o terço não...eh! eh!)e eiso não quer dizer que a maioria tenha sempre razão...pois se a maioria não gosta de ti não quer dizer que não sejas uma optima pessoa..vejam o caso de cristo que até foi cruxificado!

21 maio, 2006 21:50  
Anonymous Anónimo said...

Viva o Socialismo. Mais uma medida para f... os pequenos! Sabendo-se dos honorários dos Arquitectos, ficar-se-á a saber, também, que o trabalhador que pense fazer a sua casita ou "meter-se" num apartamentozito, terá que desembolsar mais uma quantidade razoável de patacos para o concretizar. Ao "V" de vitória, juntem a sacola ou gamela, para a encherem ainda mais.

22 maio, 2006 00:54  
Blogger lince said...

Bom dia. Pois eu estou de acordo que a arquitectura deve ser só para arquitectos. Mas estes também devem perceber por exemplo que o design deve ser para só os designers. Ou será que estamos a falar de uma classe que vê o mundo com dois pesos e duas medidas?
Boa semana para todos e já agora permitam-me lembrar que hoje e amanhã são dias de luto nacional.

22 maio, 2006 10:38  
Blogger renato gomes pereira said...

Concordo que aarquitectura seja só para os arquitectos!Mas que seja só para eles mesmo!
os outros que não sejam nunca obrigados aaturar e ter que pagar as suas "loucuras"!

22 maio, 2006 19:27  
Anonymous Anónimo said...

Meus amigos,

Discordo totalmente desta medida.

Os arquitectos pensam que são muito bons, mas por vezes surge cada aberração estética...

E o pior não é isso, o pior é quanto se armam em bons e ao final de contas a infraestrutura desenhada NÃO É de todo funcional!!!

Pior: contraria todas as regras da boa construção.

25 maio, 2006 12:37  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que há arquitectos medíocres. Mas também há bloguistas trengos!!!
Ó Adolf bigodes, que tal a medicina feita por mulheres da limpeza, e a engenharia feita por professores de ginástica? Que tal os dentes tratados por picheleiros?
E se te deixasses operar ao cérebro pelo açougueiro que domina a faca que corta o rabo de boi?

A.Duarte

25 maio, 2006 15:00  
Blogger Pedro said...

Universalex concordo totalmente contigo!!!

Que barbaridade, lol, e eu votei nesta porcaria de governo, jesus... e fazem as coisas em nosso nome, como se dessemos carta branca para tudo o que fazem, mesmo barbaridades como esta. Abaixo a partidocracia!!!

Lá vamos ganhar mais gaiolas pseudo-obras arquiteconicas no meio da nossa cidade.

Um dos casos mais recentes são mesmo estações do metro de superfície, que porcaria, não são funcionais e nem são nada por aí além, nem aquém! São contestadas tanto pelos utentes como pelo próprio metro, já que as estações por serem tão inuteis têm danificado as máquinas andante que ora torram ao sol, danificando-as gravemente, ora estão à chuva. E, nós claro, apanhamos chuva e torramos ao sol tb! Estar ali aquilo e não estar nada é praticamente a mesma coisa.
O que desejo é que preservem os edificios de arquitectura portuguesa que ainda persistem na cidade, pois não temos mais nada de jeito!

Pedro

25 maio, 2006 19:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó Pedro, tens razão quanto às estações do Metro...Aquilo´é lamentável... Eslas deviam cobrir a linha...E na Póvoa, à frente do edifício existente devia ter-se mantido uma cobertura, a existentent5e não digo que era mal desenhada, mas uma nova....
Quanto ao resto, ó Pedro, estás cá com uma "pedrada" que naõ dizes coisa com coisa!
O panorama da construção em POrtugal é mau. Mas é porque 95% das obras são feitas por engenheiros e por toda a tropa de habilidosos...Queres convencer alguém que, dos 5% que são feitos por arquitectos, é tudo ainda pior?
Vai-te catar!
A. Duarte

26 maio, 2006 09:29  
Anonymous Anónimo said...

Se é indiferente a Arquitectura ser feita por Arquitectos ou por qualquer "habilidoso" atrevido que nada perceba de História e Teoria da Arquitectura, de técnicas construtivas, de gestão de obra e da legislação do processo de edificação...e, sobretudo, que não tenha uma base cultural minimamente substantiva, porque há-de haver Arquitectos, porque hão-de continuar a existir escolas que ESPECIFICAMENTE ensinem a Arquitectura! Fechem-se e poupe-se dinheiro e trabalhos ao Povo!
Mas, já agora, como há médico que cometem erros e alguns até com consequências mortíferas, acabe-se com o ensino da Medicina e recuperem-se as bruxas...ou automediquem-se, meus senhores!
A. Duarte

26 maio, 2006 09:33  
Blogger Pedro said...

tudo o que disse tem toda a lógica, lamento ferir os teus calos arquitectonicos...

claro que os arquitectos devem fazer arquitectura, agora serem os unicos autorizados. Para fazer um curativo preciso sempre de uma enfermeira?

26 maio, 2006 10:39  
Anonymous Anónimo said...

Para o A. Duarte: 26 Maio, 2006 09:29

Amigo, esses 5% que referes (que na verdade são bem mais, sabes bem que exageras), correspondem às aberrações que falei no meu comentário: OBRAS TOTALMENTE NÃO FUNCIONAIS!!!!

Infelizmente os arquitectos são gajos de gabinete, nunca precisam de apanhar o metro, etc... não sabem o que é o sentido prático das coisas.

Prefiro uma obra FEIA mas que seja FUNCIONAL. Tu pelos visto preferes uma obra BONITA mas NÃO FUNCIONAL. São opiniões... eu respeito a tua.

26 maio, 2006 15:47  

Enviar um comentário

<< Home