08 novembro 2008

PASSAGEIROS DE OUTUBRO

Na Póvoa, ao contrário da Europa progresista...


1. No passado mês de Fevereiro, um jornal local dava conta do contentamento da empresa que, no meio da confusão, foi anuncida pelos lideres do PSD no Executivo Municipal como a panaceia para resolver o problema dos transportes colectivos. Eis os números até agora conhecidos: num universo de 60.000 pessoas (as que residem na área urbana Póvoa/Vila do Conde), a Litoral Norte transportou em 6 meses 66.000 passageiros, o correspondente a 366 pessoas/dia!

2. João Queirós - administrador da operadora que gere o sistema de transportes públicos urbanos de Vila Real num universo demográfico idêntico - , enviou-me um mail pelo qual informa que, num só dia – 21 de Outubro – a Corgobus transportou 7.067 passageiros, ao mesmo tempo que, durante o mês de Setembro havia transportado 155.838!

3. Para quem quizer ver, é a diferença entre um sistema de transportes públicos construído pela Câmara Municipal de Vila Real na sequência de um trabalho elaborado pela Universidade do Porto e posteriormente concessionado à Corgobus, bem estruturado na sua géneses e coerente, e o bluff laranja que consiste em ter uma miscelândia de empresas privadas a operar no nosso espaço territorial, sem qualquer ordem, numa acção caótica e de baixíssima qualidade que, em vez de atrair as pessoas à utilização do transporte público, deixam dele a pior impressão possível, a ideia de algo com que não se pode contar para organizar o quotidiano.

4. A experiência de Vila Real, que dá mobilidade a cerca de 1.900.000 passageiros por ano e já reduziu em mais de 20% a afluência de automóveis particulares ao centro da cidade - com vantagesn na qualidade de vida dos cidadãos e na defesa do ambiente -, inspirou o modelo proposto por nós através do PROJECTO BOLINA. A maioria PSD, por preconceito ideológico e partidário, rejeitou liminarmente as propostas de mobilidade sustentável que então fizemos...Estudamos, preparamos soluções e partilhámo-las com quem arrumou na gaveta o estudo estudo encomendado uns anos antes. Eles, sem remorços, mergulhados numa repugnante irresposabilidade diante das exigências do nosso tempo, decidiram com a facilidade do desprezo pelos contributos úteis dos outros: votaram contra.


5. O desenvolvimento sustentável continua adiado na Póvoa! Os actores desta política que nos atrasa o futuro e destoa das orientações da União Europeia e da prática das cidades mais avançadas e desenvolvidas, permanecem deslumbrados pelo próprio umbigo e indiferentes.


Que sentido faz o conformismo de quem sofre as consequências desta falta de bom senso?



1 Comments:

Blogger Manuel CD Figueiredo said...

Perante um problema tão sério como este - e cuja solução já foi apresentada - fica claro que esta maioria PSD não tem o sentido da responsabilidade; tem antes o sentido da IRRESPONSABILIDADE!

09 novembro, 2008 13:57  

Enviar um comentário

<< Home