26 outubro 2008

DE MORRINHANHA

ALAN GREENSPAN, ex-presidente da Reserva Federal dos EUA (1987-2006), durante uma audição no Congresso norte-americano.
in Expresso, edição de 2008.10.25

COMETI UM ERRO AO CONFIAR QUE O LIVRE MERCADO PODE REGULAR-SE A SI PRÓPRIO

Permitam-me a ironia. Quem julga que é este senhor? Como é que decide que, mais do que uma simples ilusão, o seu convencimento foi um erro, quando outros, seguramente informados pelo divino e a abarrotar da sabedoria proporcional ao número de votos, justificam permanentemente a sua fuga às responsabilidades, numa irresponsável recusa de cumprir as competências que a Lei lhes confere, argumentando, por tudo e por nada, que cabe ao Mercado resolver os problemas?

Recuemos no tempo, trazendo aqui dois excertos jornalísticos cujo conteúdo, no mínimo, merece reflexão.

Na entrevista a Diamantino, ficou a a saber-se que "o PSD argumenta, ainda, que deve ser o mercado a funcionar(…)”
ANA MARQUES, JN, edição de 2007.06.06

O PS propunha, explicou Silva Garcia, "uma rede de transportes públicos urbanos intermunicipal, intermodal, sustentável", cuja proposta foi, inclusive, "amplamente debatida e enriquecida" com outras experiências já no terreno. Uma proposta de um "novo paradigma de mobilidade" para a cidade, que "compete à Câmara definir"."A Câmara, o que tem feito é demitir-se desta competência para dizer que quem tem que resolver o problema da mobilidade é o mercado", explicou Garcia, lembrando que, até agora, "o mercado tem sido a negação de tudo isso", com sete operadores, 30 e tal carreiras, "de costas umas para as outras", criando uma "muito má imagem dos transportes públicos". (...)
ANA MARQUES, JN, edição de 2007.06.06

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concordo consigo mas só uma pergunta.
esquecia se do resto do concelho e que neste momento nao ha grande alternativas nem rotas que possa resolver a moblidade no concelho.

26 outubro, 2008 21:21  
Blogger CÁ 70 said...

Não, não se esquecia do resto do concelho. Apenas as experiências melhor sucedidas, como é o caso de Évora e de Vila Real, desenvolveram a sua acção por anéis, começando por uma área mais restrita e passando às outras, progressivamente, conforme cada uma ía ficando a funcionar de forma sustentada. Sempre que se pretendeu tratar de tudo de uma só vez, as coisas não correram bem, é a conclusão de muitos especialistas que tenho ouvido sobre este tema.
O problema é que nem no anel urbano Póvoa/Vila do Conde, que englobaria cerca de 60.000 habitantes, se fez nada, por causa de um preconceito assumido acriticamente e sem a noção das consequências, por pessoas que se acham mais inteligentes que os outros apenas porque estão no poder.

27 outubro, 2008 09:32  
Anonymous Anónimo said...

O antigo presidente da Reserva Federal Alan Greenspan confessou já não ter as mesmas certezas que o dogmatizaram durante 40 anos nomeadamente sobre a auto-regulação dos mercados financeiros.Errou, disse ele, ao opor-se a regrar o sector.
Agora, rematou , perante uma audição no Congresso dos EUA, é de esperar mais desemprego e menos consumo.
Como se não fosse nada com ele...

27 outubro, 2008 09:38  

Enviar um comentário

<< Home