09 novembro 2008

NA PÓVOA, DE QUE VALE TER RAZÃO ANTES DO TEMPO?



Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o Vereador do Ambiente veio dizer que, a partir do ultimo dia de Outubro, passaremos a dispor de dois postos de recolha de óleos alimentares usados: no Parque de Viaturas, à Rua Almeida Brandão, e no Ecocentro, no Parque Industrial.
Boa notícia!
Pena é que não exista um sistema de recolha ao domicílio gerido pela própria Câmara Municipal junto dos restaurantes do concelho e das cantinas das escolas, que são sectores onde este subproduto é muito abundante. Pena, porque, quem o vai fazendo – segundo consta - é uma empresa privada que disso tira a vantagem que poderia ser da Autarquia, como acontece noutros municípios,

Ora, isto mesmo pretendemos quando apresentámos uma PROPOSTA PARA A RECOLHA SELECTIVA SECTORIAL DE OLEOS ALIMENTARES USADOS E UTILIZAÇÃO DE BIODIESEL NA FROTA MUNICIPAL DE VEÌCULOS, durante a Reunião de Câmara de 15 de Outubro de 2007, quando exercia funções autárquicas.

Em síntese, no documento que elaborei e foi subscrita pelos Vereadores do PS, na continuidade do trabalho feito com o PROJECTO BOLINA, fez-se a análise dos consumos de combustível da frota municipal, abordou-se o tendencial aumento do custo do petróleo e as suas consequências nos custos municipais, referiu-se a problemática dos gases com efeito de estufa e o decorrente aquecimento global, e explicou-se a importância do Biosiesel como alternativa aos combustíveis fósseis com evidente redução de custos, ao mesmo tempo que se resolve o problema ambiental da contaminação da água, através da reutilização do óleo alimentar usado.
Um trabalho em profundidade (ver ACTA) que, uma vez mais, por anacrónico e disparatado preconceito partidário, a maioria PSD veio a chumbar, com a esfarrapada desculpa de que a Lipor estaria a tratar do assunto.
Ao fim de um ano, o Vereador vem confirmar que a Lipor ainda está a preparar o projecto!
Enquanto outras câmaras, como a de Baião e a de Chaves, que então demos como exemplo, já há muito o faziam, com vantagens objectivas para os cofres municipais, por cá continuam todos à espera uns dos outros, e nada se faz!

Esta é uma fonte de energia do nosso concelho que não pode ser desperdiçada! Com a colaboração dos cidadãos pode-se contribuir para o desenvolvimento e preservação do ambiente, para a redução da dependência externa em termos energéticos e para a redução dos custos com os consumos!
Uma tal iniciativa na Póvoa de Varzim traria enormes vantagens, no plano ambiental e no plano da sustentabilidade financeira. Em 2006, os custos com Gasóleo foram de 531.132,78 €. Uma poupança de 30% corresponderia a cerca de 160.000,00 €, que poderiam ser utilizados noutros fins de interesse público.

Não temos que esperar pela Lipor, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, autarquia onde já devia ter arregaçado as mangas e posto mãos à obra.
O Governo do Partido Socialista vem dar-lhe a ajuda que outros não precisaram, por serem inconformados e dinâmicos ao ponto de fazerem as coisas por si próprios. Agora está alargada às autarquias a possibilidade de serem produtoras de bio-combustíveis, com direito a benefícios fiscais.
De acordo com o novo texto do Decreto-lei 206/2008, de 23 de Outubro, é alargado o âmbito da categoria de pequeno produtor dedicado à "autarquia local, o serviço ou organismo dependente de uma autarquia local". Os pequenos produtores devem ter uma produção máxima anual de 3000 toneladas de bio-combustível e colocar toda a sua produção em própria frota ou, a título não oneroso, em frotas de autarquias locais ou dos respectivos serviços, organismos ou empresas do sector empresarial local, ou, ainda, de entidades sem finalidades lucrativas.
Fique o exemplo. Mensalmente e desde há vários anos que a freguesia da Ericeira recolhe junto dos estabelecimentos de restauração entre quatro a cinco mil litros de óleo vegetal usado. A partir de Junho de 2007 os óleos eram valorizados numa central de transformação onde era produzido bio-combustível para o abastecimento de toda a frota da autarquia e ainda dava para oferecer aos bombeiros e a instituições de solidariedade social. O activo Joaquim Casado, do PSD, Presidente da Junta que não ficou à espera dos outros, considera agora que, com o alargamento da possibilidade de produção de bio-combustíveis às autarquias, "cabe às câmaras municipais, pela sua maior dimensão, construírem as centrais de valorização e às juntas a recolha dos óleos".

Porque não voltar a colocar em cima da mesa a PROPOSTA PARA A RECOLHA SELECTIVA SECTORIAL DE OLEOS ALIMENTARES USADOS E UTILIZAÇÃO DE BIODIESEL NA FROTA MUNICIPAL DE VEÌCULOS?

Já agora, se tiverem o necessário sentido de responsabilidade para o fazer, sejam um pouco mais humildes e juntem todas as pontas do bom senso. Se não for por mais nada, que seja em nome do interesse dos Poveiros!

2 Comments:

Blogger Manuel CD Figueiredo said...

Aqui reside um dos grandes males que (des)governam a nossa política "local-partidária-laranja": dar a entender que nada houve antes, e que as grandes medidas aí estão, trazidas pelo "génio autárquico" que temos (de suportar).
Resta um convite à maioria PSD: para além da anunciada "inovação", considerem AGORA a proposta em tempos apresentada pelos vereadores do PS, e contestem-na!
(P.S.- para apresentarem a contestação podem servir-se dos jornais locais).

09 novembro, 2008 14:24  
Anonymous Anónimo said...

Ola caro amigo afinal a sua proposta foi aceite mas a maioria do Psd não queriam aceita-la mas renderam se agora cabe lhe a si abordar isto na comunicação social e chamar hipócritas a comunicação social por não falarem deste facto!!!!

09 novembro, 2008 20:23  

Enviar um comentário

<< Home