07 junho 2008

CEGO, SURDO E MUDO E NÃO MUDA!!!

Desenho de Zé Oliveira, publicado em zeoliveira.blogs.sapo.pt



Não é difícil compreender o que motivou a maioria PSD a romper arbitrariamente com uma prática pacificamente aceita ao longo de dois anos e meio para censurar a minha Declaração Política. Numa frase, o seu conteúdo é-lhe profundamente incómodo no plano ético e político.


Mas, onde Macedo Vieira vê uma palhaçada, esteve antes a intervenção dos Vereadores Socialistas no sentido de ser corrigido o acto de arrogância anti-democrática cujo pecado original cabe à maioria PSD, que mais não fez do que tentar reconstruir a realidade da forma que mais lhe convinha. Por isso, incluiu na Acta da reunião de 17 de Março quatro declarações que não proferiu durante a sessão – logo, não existiram – e excluiu do corpo principal da Acta a Declaração Política que suporta o Requerimento de Renúncia ao Mandato de Vereador que a seguir apresentei.


Na verdade, a existir, a palhaçada consistiu, antes, em censurar a declaração de protesto apresentada pelos Vereadores Socialistas, dando-lhe o mesmo destino que à minha – os Anexos às Actas – acabando a seguir por recuar, voltando a integrá-la no corpo principal da Acta, com a única explicação de acabar com a “palhaçada” que se atribui de forma patética a quem apenas exigiu rigor e coerência!


Infelizmente, ao contrário do noticiado, a “palhaçada” permanece. E para a tornar mais picante, Macedo Vieira junta-lhe uma nova mentira. Diz o jornal Póvoa Semanário que “na última reunião do executivo poveiro, Macedo Vieira decidiu “acabar com a palhaçada criada pelos vereadores do PS” após a saída de Silva Garcia e ordenou a colocação no corpo da acta de todas as declarações políticas dos socialistas desde 17 de Março.”


Ora, confrontado telefonicamente com estas declarações, o funcionário municipal que secretaria as reuniões do Executivo, confirmou-me que, afinal, a ordenança de Vieira não inclui a minha Declaração Política que, justamente, deveria integrar o corpo principal da acta de 17 de Março!


Assim, a única excepção, continua a ser feita com a minha intervenção, que só faz sentido aparecer no corpo da Acta de 17 de Março de 2008.


Surgir ligada a uma declaração de protesto feita por outrem na reunião de 5 de Maio, para, num último recurso, não deixar esquecer a sua existência, não resolve o problema na sua essência.


Continua a ser necessário corrigir a Acta de 17 de Março de 2008 para passar a incluir a minha Declaração Politica no dia e no contexto em que foi feita e retirar os textos das quatro declarações da maioria que não forma proferidas!




A mentira política, a reconstrução da realidade de acordo com a conveniência da manutenção do poder, a omissão das intervenções incómodas e a tentativa de fazer desaparecer outras personalidades, fazendo desaparecer a expressão do seu pensamento, são tipicamente acções totalitárias. Por isso, é politicamente justo afirmar que os seus agentes “não precisam de usar camisas castanhas, nem suásticas ao peito, por elas estão-lhes na alma!”

9 Comments:

Blogger renato gomes pereira said...

JJ...

è importante sabermios essas nuances...~

Gostaria de saber mais sobre o diferendo que tinha a camara municipal com os terrenos do M. Agonia desde 1986... Fiz como muitos parte do Movimento Força Poveira, onde M Agonia foi candidato à presidência poveira e todos sabem que ele era PSD - não percebo nada ou meçlhor uni agora as ponsta epercebi porque é que meus colegas da força poveira à altura militantes do psd receberam cartinhas em casa para serem expulsos...è preciso que os partidos se reduzam à sua insignificancia no que se refere aos movimentos populares nas eleições autarquicas...pois muitasvezes as populações não se reveem NAS CUPULAS QUE MANDAM A NIVEL LOCAL...
nESSA ALTURA ma TEVE QUE SE SOCORRER do PSN para poder concorrer á Cãmara coontra macedo vieira...

08 junho, 2008 22:12  
Anonymous Anónimo said...

Essa gente não tem o mínimo de compustura!
Lamentavelmente, os poveiros continuam a tolerar os aprendizes de feiticeiro. Foi assim, pé ante pé, que muitas tiranias se impuseram.
Força Silva Garcia, naão desista!
Martim

08 junho, 2008 22:53  
Anonymous Anónimo said...

com ja lhe disse pessoalmente tem todo o meu apoio, mas tenho um pedido a faze lhe se for presidente desta republica limpe primeiro o lixo que ela la tem que ja e bastante depois faça a obra que tem que fazer ,
com o apoio de todos vamos conseguir uma povoa melhor...

10 junho, 2008 13:32  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi hoje no site da Onda Viva a entrevista de Macedo Vieira e fiquei escandalizado! Ele tem-lhe um ódio de morte. Mesmo depois de sair fala contra si sem mais nem menos.

10 junho, 2008 20:41  
Anonymous Anónimo said...

Interessante!...

11 junho, 2008 15:21  
Anonymous Anónimo said...

Interessante!...

11 junho, 2008 15:21  
Anonymous Anónimo said...

parabens senhor arquitecto.

venho cà de vez em quando e jà vi que continua a cometer o mesmo erro: os jornalistas e os jornais sao os culpados de tudo.

parabens porque demonstrou que realmente nao tem formaçao politica e sabe muito pouco do que è esse mundo sujo.

Pode dedicar-se a outras actividades e deixe là essa treta das actas de uma vez por todas. Acha que alguem quer saber disso pra alguma coisa? As pessoas começam a ve-lo como alguem fora de si e com visoes estranhas, tipo segudores o hamah..

um abraço e vivo ps


felicianno neto

16 junho, 2008 18:19  
Blogger José Leite said...

Será que o medo já começa a fazer estes «recuos» e estas artimanhas de tão baixo jaez?

Julgo que são coisas de lana caprina mas o presidente está a dar-lhe uma importância desmesurada.

Será que começa a ter «visões»?

Será que receia que quando Cavaco aqui vier pelo S. Pedro faça alguma alusão à «Lei de Gresham» e o considere a tal «moeda má» que subiu, subiu, afastando as «boas»?

18 junho, 2008 08:06  
Blogger IN VERITAS said...

torna-se hilário fazer uma pré-inauguração da av. mouzinho e do parque subterrâneo gungunhana...è assim como que uma ante-estreia de temporada de revista ou de farsa...

podia deixar isso para a companhia oficial e serviço do teatro municipal...A propósito O garet vai abrir quando? Já passou santana lopes,carrilho,etc, etc e nada?

21 junho, 2008 16:15  

Enviar um comentário

<< Home