10 junho 2009

DE 46 PARA 26


Depois da entusiasmante vitória nas Eleições Europeias de 2004, com 46,32%, em tempo de redobrada esperança, o Partido Socialista sofreu um elucidativa derrota no passado domingo, descendo para 26,57% dos votos expressos!
É o que dá a política feita contra as promessas eleitorais, a génese de um projecto e a história do partido!
E é o que dá não ouvir os que pensam diferente!

Não foi por falta de avisos! Como é que se pôde ficar indiferente (arrogantemente indiferente) a sinais como a manifestação de 120.000 professores numa tarde de sábado em Lisboa?

Será que agora, com mais calma e pés assentes na realidade, se ficará mais disponível para compreender os alertas de Manuel Alegre e de outros camaradas?
Será que perceberemos finalmente o alcance do Encontro das Esquerdas?

É tempo de evitar as más companhias, de continuar a alimentar a ideia errada de que à esquerda de nós próprios não há democracia e o que a única alternativa em Portugal se faz pelo arco da direita; o arco ideológico que continuaria a fazer exactamente as mesmas políticas que agora tiveram um severo castigo através do aumento da abstenção, da perda de 20% dos votos expressos e do expressivo aumento dos votos brancos e nulos!

É tempo de abandonar de vez o preconceito, a arrogância, as políticas que têm sido feitas à margem da nossa matriz ideológica e de retomar o caminho do socialismo democrático que distingue e justifica o Partido Socialista!

22 Comments:

Blogger renato gomes pereira said...

Não...O PS continua no caminho certo...fiel aos seus compromissos...onde perdeu foi na Justiça..por ter feito o famigerado pacto de justiça com o PSD...e sabe-se lá o quê mais...

10 junho, 2009 19:15  
Anonymous Anónimo said...

Ainda espero um debate no PS da Póvoa.
O pior cego é aquele que não quer ver.

12 junho, 2009 19:32  
Blogger Manuel CD Figueiredo said...

É também a polítca das conveniências, pessoais e/ou partidárias, em vez das políticas de interesse nacional.
E o "termómetro" vai subir (ou descer?): O PM português(em nome pessoal) apoia o cinzento Durão Barroso na recandidatura a presidente da Comissão Europeia, enquanto os portugueses disso estão alheados e os socialistas do PE estão contra!

13 junho, 2009 11:03  
Blogger terramar e ar said...

Mas cego e anónimo é bem pior...
...que espera? uma coligação PS-PSD? ou sonha que o PSD tenha a maioria absoluta?...ou uma coligação BE-PS ? ou BE-PSD? ou BE-CDU ?

13 junho, 2009 12:51  
Anonymous Anónimo said...

E porque não uma coligação PS-CDU-BE???, Têm medo de quê???, só se fôr das criancinhas que os comunistas comerão!!!
Neste momento, falta é saber se o PS será o partido mais votado para ser convidado a formar governo pelo Pres. da Républica.

14 junho, 2009 21:03  
Blogger Editor said...

Como já tinha acontecido com Soares: o Socialismo na Gaveta. Embora desta vez com piores contornos.

18 junho, 2009 02:29  
Anonymous Anónimo said...

Caro arquitecto:

Pode-me explicar porque nunca foi tentada uma aliança de esquerda na Póvoa? Se souber, claro...

PF

18 junho, 2009 18:08  
Blogger renato gomes pereira said...

Anónimo.. Na póvoa a CDU está sempre do lado do psd e o recente BE nem se pronuncia sequer...e quem cala consente...
que pode fazer o PS? Ser oposição sozinho e sózinho tentar derrubar o poder laranja...è o que tem sido feito...E não será por acaso que a deserção de pessoas afvectas á esquerda e não só nos outros partidos venha engrossar as fileiras do Ps - Póvoa... os tais que eu chamo de "paraquedistas de boca de urna"...

19 junho, 2009 10:27  
Anonymous Anónimo said...

Caro sr. Renato Pereira:

a) não lhe perguntei a si, que não lhe reconheço autoridade para responder a esta questão; de certeza que nunca tentou, portanto perguntei a quem já tentou ou está a tentar

b)"na póvoa a CDU está sempre do lado do psd" é um cliché; não vejo a CDU a votar a favor das propostas do executivo em sede de Assembleia Municipal, aquilo que vejo é o PS em reuniões de câmara votar a favor ou a abster-se quando se decide o orçamento, por exemplo

c) quanto ao BE tem razão; é um partido recente mas quantas mais trapalhadas o PS fizer mais o bloco cresce

d) "e não será por acaso que a deserção de pessoas afectas à esquerda e não só nos outros partidos venha engrossar as fileiras do Ps - Póvoa... os tais que eu chamo de "paraquedistas de boca de urna"..." é sintomático da falta de vontade de pessoas como o senhor caminharem no sentido duma aliança de esquerda poveira; em primeiro lugar não se insultam possíveis eleitores do PS-Póvoa (a não ser que queira afastá-los); em segundo lugar, queria-lhe chamar a atenção que esse fenómeno que fala da deserção de pessoas da esquerda poveira para votarem no PS-Póvoa não é bem assim (nota-se que não fala com gente da verdadeira esquerda há muito tempo) já que não é líquido que o PS-Póvoa tenha uma política de esquerda se ganhasse a Câmara. Qual a política do PS para a água, por exemplo? É de esquerda ?

Portanto, interessante era ouvir a opinião de pessoas de esquerda, coisa que você não é, nem nunca foi.

PF

19 junho, 2009 18:09  
Blogger CÁ 70 said...

No meu post pergunto, a páginas tanatas: "Será que perceberemos finalmente o alcance do Encontro das Esquerdas?"
Faço-o porque o tema é, na minha opinião, da maior actualidade e importância.
Em todo o caso, neste momento não me pronunciarei mais do que isto, pela simples razão de que, em relação às próximas eleições autárquicas, nomeadamente aos movimentos e personalidades que se perfilam, pretendo manter silêncio...
Quem me conhece e conhece os factos dos últimos quatro anos, compreenderá o meu gesto de distanciamento...
De qualquer modo, desenganem-se os que têm prazer em pensar e em divulgar que fui objecto de um suicídio político!
Estou vivo e bem vivo!
Como antes e desde sempre, agirei quando entender e sobre o que entender.
Mas era bom que deixassem de deturpar os factos e de usar o meu nome em vão!
J.J.Silva Garcia

20 junho, 2009 18:28  
Anonymous Anónimo said...

ç BE com um lider com um minimo de carisma ganhava na Póvoa. Querem uma aposta?»

20 junho, 2009 19:28  
Anonymous Renato Pereira said...

Anónimo reactivo.. da "sua" esquerda não sou de certeza...aquela que manipula os sindicatos e os professores...dessa não sou...!!!
Nem da demagogia ...
...afinal o que a esquerda hoje fora do PS? uns tantos sindicalistas na reforma ou à beira dela à espera de que os mais novos contribuam mais ainda para manterem as suas chorudas reformas?
Ou para terem mais um deputado em bruxelas? ainda que disfarçado de juventude? que batem em figuras como a do meu ilustre e professor de mérito vital moreira?
A apropriação dos meios e modos de produção pelas classes trabalhadoras...ou pela nomenclatura dominante? comité central? é isso a esquerda?
tudo se resume a seguir o guia -o fuhrer -ou o gurupo que comanda...dessa "esquerda" quero distãncia...pois sei bem o que fizeram e pretendem fazer ainda...
sou angolano-amigo etambém português e CIDADÃO EUROPEU E cidadão universal NÃO EUROPEIISTA...daqueles que nunca mandaram nem no petróleo nem nos diamantes..antes pelo contrário...

22 junho, 2009 00:16  
Anonymous Anónimo said...

Ora cá está!!!, J.J. Garcia devia ser candidato à Câmara e já que o PS, Infelizmente, não o quiz para seu canditado fazia todo o sentido que o BE o fizesse, até porque actualmente os ventos sopram a seu favor.

22 junho, 2009 08:53  
Anonymous Anónimo said...

gosto dos comentários do Renato depois de ele beber a primeira garrafa:)

22 junho, 2009 15:10  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela resposta arquitecto. Percebi perfeitamente (aliás já tinha percebido há muito tempo). Vou contactá-lo após as Autárquicas. Não falo mais disso até lá. Já há reacções absurdas.

PF

22 junho, 2009 18:26  
Anonymous Anónimo said...

"Estou vivo e bem vivo!
Como antes e desde sempre, agirei quando entender e sobre o que entender"

Não dúvido que assim seja, aliás considero corajosa e exemplar a atitude de abandono da vereação nas circunstancias então existentes; Mario Soares e Sá Carneiro também o fizeram quando não tinham reunidas condições minimas de desempenho, fizeram-no bem e daí colheram frutos posteriores, já no seu caso e no contexto da secção do PS Póvoa duvido que tal venha a acontecer porque a secção está blindada, ela é estanque e tem um dono que todos sabemos quem é, não acredito que você tenha, ou venha a ter, força para pôr em causa o dono, mas logo se verá!

24 junho, 2009 09:17  
Blogger José Leite said...

O PS tem de corrigir o rumo.

Claro que a postura de sorriso fácil, pedido de desculpas permanente, o vergar a serviz a todas as críticas também não é solução. É marketing e do pior...

A sabedoria popular diz e com razão: «Não se deve baixar muito pois pode-se ver o rabo...»

04 julho, 2009 08:57  
Blogger terramar e ar said...

Pinho amigo..om Povo está contigo...esses Pcs tem amania que são donos d avoz do povo e dos trabalhadores..mas são apenas amigos dos melhores taxos...mostrem-me um "comuna" que não esteja "instalado" ...

...Precisam mesmo de levar umas marradas... fonha-se!!! capitalistas envergonados..assumam-se...

04 julho, 2009 10:46  
Blogger renato gomes pereira said...

Já vai sendo tempo de renovar argivai- juntos por argivai...
JUNTOS POR ARGIVAI- UEA oié !!!

27 julho, 2009 09:51  
Anonymous Anónimo said...

será que se o senhor arquitecto, se tivesse coragem, subia na votaçao em relaçao às ultimas eleiçoes?
acredita que seria como a historinha dos 46 para 26.

eu votei nele e fiquei de maos a abanar quando fugiu.

politicamente morreu pra mim

vou votar ps porque desta vez tem um socialista como numero 1 e acredito que nao seja idiota e desista quando for atacado pela maquina dos mafiosos laranjas

28 julho, 2009 14:26  
Anonymous Anónimo said...

J.J. Silva Garcia, gostava de colocar-lhe uma questão?

O que pensa do apoio do blogger 'Tony Vieira' ao PS-Póvoa?

Acha que traz benefícios ou que prejudica a imagem do partido?

É que todos falam disto pela calada e, por isso, gostava de saber a sua frontal opinião.

Dou-lhe, de adianto, a minha: não gosto e acho que prejudica o partido.

Melhores cumprimentos

19 agosto, 2009 12:44  
Blogger renato gomes pereira said...

ultimo anónimo..
ficaria melhor o teu comentário se deixasses cobardemente de ser idiota...e pelo menos revelasses o teu nome...ou o teu blog...sabes que quem tem um blog não é anónimo? se calhar o termo idiota não se te aplica, nem o de ignorante...Não defendo nenhum blog deste país mas defendo todos os blogguers em geral, pois seu que não são anónimos nem cobardes... é preciso muita coragem e sabedoria para manter um blog...Mas é claro qualquer instrumento que é feito para o bem pode ser utilizado para o mal...mas a maior impunidade que existe on-line são aquelas que cometem os anónimos relapsos...Quem é delberadamente anónimo já tem uma intenção criminosa...dizer alguma coisa que não pode dizer de "cara descoberta"... por isso não se venham armar em "virgens inpúdicas"...
Onde estavas "socialista anónimo" na hora em que era preciso apiar o Garcia e o Renato e o Ilidio e tantos outros que eram trucidados pela laranjada? militavas na esquerda apoiante da laranja? E vieste acoitar-te ao ps depois de despedido?

31 agosto, 2009 08:50  

Enviar um comentário

<< Home