29 março 2009

DESLIGAR A LUZ PELA TERRA


Há atitudes que são apenas simbólicas, mas que são indispensáveis à mudança de paradigmas e de comportamentos. Não salvam o mundo, mas ajudam.
Ontem em três mil cidades em todo o mundo muitas luzes foram apagadas durante uma hora, numa mensagem simbólica de que é preciso fazer mais para combater o aquecimento global.
Sidney, Paris Roma Londres Atenas Cairo Nova Iorque Rio de Janeiro Buenos Aires Cidade do México… Mas, também em Portugal, monumentos nacionais, marcos da paisagem urbana como a Ponte 25 de Abril, equipamentos e edifícios públicos e casas particulares estiveram às escuras, na terceira edição da Hora do Planeta - uma campanha lançada em 2007 pela organização ambientalista internacional WWF.
Pelo menos sete cidades portuguesas aderiram: Lisboa, Tomar, Águeda, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Almeirim e Guimarães. Cada uma comprometeu-se não só a apagar algumas luzes sob sua jurisdição como também a divulgar a campanha junto dos seus munícipes. Em Lisboa, há um ecoconcerto do músico André Sardet, no Jardim da Torre de Belém.
A Póvoa, como em tantas outras coisas em que se afirma a modernidade, ignorou…Mas manteve o cemitério novo iluminado ao longo de todo o espaço e da noite da noite, repetindo o desperdício que continua desde que inaugurou o equipamento.

Um dia, ainda desempenhava funções autárquicas, chamei a atenção para esse desperdício num tempo em que a defesa do ambiente e a gestão racional dos recursos é também uma questão ética.
O Presidente e o Vice-Presidente justificaram a luz acesa para ninguém alegando ter como objectivo a segurança do cemitério e não um luxo de natureza estética. Mas, para a segurança bastaria um ou dois projectores, dispensando-se a panóplia de iluminarias espalhadas no cemitério de lés a lés…
Mas, será que a segurança num espaço desértico, sem frequência nocturna, na periferia da cidade, se garante com luz, sem qualquer vigilância?

4 Comments:

Blogger Manuel CD Figueiredo said...

A Póvoa não é Tóquio, Milão, Águeda, Almeirim e V.N.Famalicão.
A Póvoa não é nada!
Como a ideia do evento mundial não foi "deles" (nem nunca seria), não serve.
É o que temos!

Para além do consumo de energia no Cemitério II, haja alguém que mostre as facturas da iluminação do Passeio Alegre, da Avenida dos Banhos, da Marginal, da Avenida do Mar e da (renovada) Avenida Mousinho. E se mostrarem, pasmem!

02 abril, 2009 14:56  
Blogger Larose said...

...em minha casa fez-se noite durante 1 hora ...nem a porra do futebol valeu para acender!
Também não se perdeu nada!

por acaso sabes o que aconteceu a este blog?

Lamentamos, mas o blogue em portaria-59.blogspot.com foi removido. Este endereço não é válido para blogues novos.

03 abril, 2009 18:22  
Blogger terramar e ar said...

Axo que as luzes devem ficar acesas...de noite...
não sabemos quando delas vamos precisar...
dizem que as luzes acesa aceleram o processo biológico e afotosintese das plantas...será?

23 abril, 2009 10:26  
Blogger IN VERITAS said...

fechou o blog?

28 abril, 2009 10:40  

Enviar um comentário

<< Home