17 dezembro 2008

TRIAGEM DE WINCHESTER


Imaginem um partido político a criar um espaço cibernético para ligar militantes e simpatizantes numa sala on-line para o encontro e o debate de ideias, um espaço interno de liberdade de expressão.
É bonito não é?
Agora imaginem o mesmo partido, inopinadamente, a fazer a triagem das opiniões que percorrem os corredores individuais até à sala do colectivo. Imaginem a seguir um ladino sucedâneo do lápis azul de outrora, a rasgar algumas opiniões por se atreverem a criticar a direcção do partido.
Ainda será bonito?
Imaginem, ainda, o que aconteceria a este post se ousasse levá-lo à sala on-line desse partido que mutila a democracia e auto-mutila a sua história para reconstruir uma sombra tenebrosa de si mesmo, nesta nova onda encapelada em nome dos supremos interesses partidários (o que é isso? Desde quando é do interesse partidário impedir-se a crítica à direcção do partido? Que invencionisse é essa?)
Talvez um tal partido não exista. Mesmo assim, a blogosfera afirma-se pelo exercício como um reduto e um autêntico espaço de liberdade. Por isso ele incomoda tanto, ao ponto de, sorrateiramente, se obrigar ao silêncio de alguns, sem que, quem os manda calar verifique no terreno se o que por eles é dito tem ou não algum fundo de verdade!
Talvez um tal partido não exista, apenas porque o número dos que não acreditam que isso seja possível em democracia ainda seja pequeno!
Talvez um tal partido não exista, e o tal espaço criado em nome da transparência, da liberdade de expressão e do debate de ideias não tenha descambado numa farsa.
Se existisse um tal partido, convocaria à memória o meu amigo Manuel Lopes para apontar como ele disse um dia, em relação a um homem do Porto que copiava os modos de desprezo da capital perante os provincianos do norte: Já estão contaminados!
Eu não gostaria que um tal partido existisse.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que não existe mesmo esse partido?
É uma pouca vergonha!
Luisa Peixoto

17 dezembro, 2008 22:09  
Anonymous Anónimo said...

O PS está a viver uma crise de identidade!!!
M.V.

17 dezembro, 2008 22:10  
Blogger renato gomes pereira said...

JJ fizeste-me lembrar " as mãos sujas" de Jean-Paul Sartre no personagem Hugo: no seu ultimo grito: Não RECUPERÀVEL!

ou melhor ainda ...ALBERT CAMUS!!!
no seu livro " A QUEDA" :
..os Juizes Integros...
" Acima do povo reunido , o senhor ergueria a minha cabeça ainda fresca,para que eles aí se reconhecessem e eu de novo os dominasse,exemplar. tudo estaria consumado, eu teria terminado,desconhecido de todo, a minha carreira de falso profeta que clama no deserto, e se recusa a sair de lá.

17 dezembro, 2008 22:18  
Anonymous Anónimo said...

RENATO GOMES PEREIRA, com signo de peixes. porque é que este post te incomodou?
Luisa Peixoto

18 dezembro, 2008 12:23  
Anonymous Anónimo said...

"A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue"

Pode ler-se NESTE BLOG CONTAMINADO!

18 dezembro, 2008 13:03  
Anonymous Anónimo said...

"O seu comentário foi guardado e ficará visível após a aprovação do proprietário do blogue"

Será este o lápis azul que o SG intocável, infalível, que nunca se engana e raramente tem dúvidas se quer referir no seu texto?!

18 dezembro, 2008 13:05  
Blogger CÁ 70 said...

Como vê, Anónimo, o seu comentário foi publicado sem qualquer censura, apesar da crítica implícita ao autor deste blogue.
Se regressar a alguns meses atrás verá a razão porque faço esta moderação. Perceberá que só não publico os comentários que difamam outras pessoas e que nunca deixei de publicar as críticas que me fazem...mesmo quando feita por anónimos que, vá lá saber-se porquê, não têm a dignidade intelectual e ética de se assumirem.
Habituei-me há muito a expor-me sem qualquer medo da crítica que, aliás serve sempre a uma de duas coisas: à correcção ou à confirmação de uma ideia ou de uma convicção.
Por isso, critique-me à vontade que publicarei a sua crítica.
Mas, já agora, não tenha medo de assinar por baixo.

18 dezembro, 2008 14:33  
Anonymous Anónimo said...

Porque será que estas reacções contra o texto do JJ cheiram a tiros de winchester dos seus amigos do partido socialista?
José Monteiro

18 dezembro, 2008 15:03  
Blogger renato gomes pereira said...

anónima Luisa Peixoto.. nenhum Post ou blog me incomoda...antes pelo contrário todos me agradam ainda que escrevam coisas menos boas ou péssimas até...
desagrada-me os que usam outros meios para silênciar blogues...
concordo que tem que haver triagem em todo o lado.até nas mensagens de blogs...è com nas paredes dos Wcs publicos..de vez em quando é necessário pintar as paredes e apagar as bocas eos desenhos grafitados lá...Não é acto de censura mas de higiene...
e Já vi frases tiradas de wc , que muitos que escrevem livros eos editam nunca conseguiram tal desiderato...

18 dezembro, 2008 22:11  
Anonymous Anónimo said...

Este texto parece um ajuste de contas.
Filipe

31 dezembro, 2008 11:17  

Enviar um comentário

<< Home