TRIAGEM DE WINCHESTER
Imaginem um partido político a criar um espaço cibernético para ligar militantes e simpatizantes numa sala on-line para o encontro e o debate de ideias, um espaço interno de liberdade de expressão.
É bonito não é?
É bonito não é?
Agora imaginem o mesmo partido, inopinadamente, a fazer a triagem das opiniões que percorrem os corredores individuais até à sala do colectivo. Imaginem a seguir um ladino sucedâneo do lápis azul de outrora, a rasgar algumas opiniões por se atreverem a criticar a direcção do partido.
Ainda será bonito?
Ainda será bonito?
Imaginem, ainda, o que aconteceria a este post se ousasse levá-lo à sala on-line desse partido que mutila a democracia e auto-mutila a sua história para reconstruir uma sombra tenebrosa de si mesmo, nesta nova onda encapelada em nome dos supremos interesses partidários (o que é isso? Desde quando é do interesse partidário impedir-se a crítica à direcção do partido? Que invencionisse é essa?)
Talvez um tal partido não exista. Mesmo assim, a blogosfera afirma-se pelo exercício como um reduto e um autêntico espaço de liberdade. Por isso ele incomoda tanto, ao ponto de, sorrateiramente, se obrigar ao silêncio de alguns, sem que, quem os manda calar verifique no terreno se o que por eles é dito tem ou não algum fundo de verdade!
Talvez um tal partido não exista, apenas porque o número dos que não acreditam que isso seja possível em democracia ainda seja pequeno!
Talvez um tal partido não exista, e o tal espaço criado em nome da transparência, da liberdade de expressão e do debate de ideias não tenha descambado numa farsa.
Se existisse um tal partido, convocaria à memória o meu amigo Manuel Lopes para apontar como ele disse um dia, em relação a um homem do Porto que copiava os modos de desprezo da capital perante os provincianos do norte: Já estão contaminados!
Eu não gostaria que um tal partido existisse.
10 Comments:
Será que não existe mesmo esse partido?
É uma pouca vergonha!
Luisa Peixoto
O PS está a viver uma crise de identidade!!!
M.V.
JJ fizeste-me lembrar " as mãos sujas" de Jean-Paul Sartre no personagem Hugo: no seu ultimo grito: Não RECUPERÀVEL!
ou melhor ainda ...ALBERT CAMUS!!!
no seu livro " A QUEDA" :
..os Juizes Integros...
" Acima do povo reunido , o senhor ergueria a minha cabeça ainda fresca,para que eles aí se reconhecessem e eu de novo os dominasse,exemplar. tudo estaria consumado, eu teria terminado,desconhecido de todo, a minha carreira de falso profeta que clama no deserto, e se recusa a sair de lá.
RENATO GOMES PEREIRA, com signo de peixes. porque é que este post te incomodou?
Luisa Peixoto
"A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue"
Pode ler-se NESTE BLOG CONTAMINADO!
"O seu comentário foi guardado e ficará visível após a aprovação do proprietário do blogue"
Será este o lápis azul que o SG intocável, infalível, que nunca se engana e raramente tem dúvidas se quer referir no seu texto?!
Como vê, Anónimo, o seu comentário foi publicado sem qualquer censura, apesar da crítica implícita ao autor deste blogue.
Se regressar a alguns meses atrás verá a razão porque faço esta moderação. Perceberá que só não publico os comentários que difamam outras pessoas e que nunca deixei de publicar as críticas que me fazem...mesmo quando feita por anónimos que, vá lá saber-se porquê, não têm a dignidade intelectual e ética de se assumirem.
Habituei-me há muito a expor-me sem qualquer medo da crítica que, aliás serve sempre a uma de duas coisas: à correcção ou à confirmação de uma ideia ou de uma convicção.
Por isso, critique-me à vontade que publicarei a sua crítica.
Mas, já agora, não tenha medo de assinar por baixo.
Porque será que estas reacções contra o texto do JJ cheiram a tiros de winchester dos seus amigos do partido socialista?
José Monteiro
anónima Luisa Peixoto.. nenhum Post ou blog me incomoda...antes pelo contrário todos me agradam ainda que escrevam coisas menos boas ou péssimas até...
desagrada-me os que usam outros meios para silênciar blogues...
concordo que tem que haver triagem em todo o lado.até nas mensagens de blogs...è com nas paredes dos Wcs publicos..de vez em quando é necessário pintar as paredes e apagar as bocas eos desenhos grafitados lá...Não é acto de censura mas de higiene...
e Já vi frases tiradas de wc , que muitos que escrevem livros eos editam nunca conseguiram tal desiderato...
Este texto parece um ajuste de contas.
Filipe
Enviar um comentário
<< Home