02 março 2008

EFEITO LEGIONÁRIO

Um povo que barafusta e protesta, mesmo quando não tem razões para isso, não é um povo chato, é um povo livre.
Nuno Brederode dos Santos, in DN, ed 2008.0203


Entrevista em capa e folha e meia no Comércio:

A.Oliveira - “Nenhum vereador do PS falou comigo sobre esta matéria. Os que estão no activo ou no “exílio”. E acho que quem está a intervir publicamente, e é vereador, deve fazê-lo também na Câmara. Quem entender que não tem tempo para estar na Câmara, tem toda a legitimidade, mas não deve ter uma intervenção subversiva para tentar criar problemas e insuflar oxigénio dentro do Partido Socialista.”
A.Marques - “Está a falar do Vereador Silva Garcia, que tem o mandato suspenso?”
A.Oliveira - “Exactamente.”


Epa! Epa! Epa!
O Dr.Oliveira perdeu mesmo a cabeça!
Revelando tiques de Santa Comba, lá me vai pondo no “exílio”…
Mas, envenenado pelo próprio veneno, acaba assim de confirmar a concepção tiranete que tem do exercício do poder.

O Dr. Oliveira perdeu mesmo a cabeça!
Com ela, foi-se a memória do fim da noite salazarenta! Talvez gostasse de me ver no exílio…mas, a era em que vivemos não lhe fará a pidesca vontade! E eu, ao contrário de outros, não gosto mesmo do sub-mundo!

O Dr. Oliveira perdeu mesmo a cabeça!
Com ela, foi-se também o sentido do princípio da não contradição.
Como se explica que ele considere que alguém tem toda a legitimidade para, e depois não pode ser “subversivo”? No dicionário, subversivo é o que subverte; que ou aquele que expressa ideias, pensamentos, opiniões opostos ou profundamente diferentes dos da maioria, que, por isso, se sente frequentemente ameaçada. O subversivo pretende transformar ou derrubar a ordem estabelecida, melhor dizendo, a realidade que é intolerável. O subversivo é um revolucionário…
Mas, será a subversão negativa quando mais não é que a expressão corajosa de emitir opinião e publicar informações incontestáveis, dando a cara e assinando por baixo, no espaço público que é a blogosfera?
O Boticário já havia referido o problema há muitos meses. O problema só foi um problema porque houve condições para ser, e isso não é problema do Boticário.
O Boticário voltou a tocar no tema e deixou-me inconformado. Informei-me melhor e manifestei-me no Ca-70. Pelos vistos, só assim se incendiou o Dr. Oliveira, que, no dia seguinte, fez finalmente uma conferência de imprensa para dizer que estava tudo sob controlo, que tina a legionella com rédea curta…
Mas ficámos a saber, que, na boa tradição do outro Oliveira, os maus da fita não eram os que tinham deixado as instalações das piscinas municipais chegar ao ponto de desleixo a que chegaram, mas os cidadãos que denunciaram o desleixo!
O Dr. Oliveira perdeu a cabeça. Já não vê que o problema não é ter tido um problema. O problema é o esconder a informação aos cidadãos, que mina qualquer relação de confiança. A confiança ganha-se com transparência, com sinceridade e, sobretudo, se for seguida de actos objectivos com vista à resolução do problema.
Além da cabeça, o Dr. Oliveira perdeu a face!
O Boticario publicou imagens deveras preocupantes que só não parece preocuparem o Dr. Oliveira!
O Dr. Oliveira diz ao Comercio que não reconhece aquilo na Varzim Lazer.
Jorge Peliteiro, no Boticário, assume a autoria das imagens publicadas que demonstram o estado degradante a chegaram as instalações das Piscinas Municipais. Confirma que as captou aí mesmo.
O Dr. Oliveira aproveita o Comercio para se insurgir contra o direito dos cidadãos de denunciar os erros da administração pública. Isto é, os seus erros!

O Dr. Oliveira perdeu mesmo a cabeça! Pelos vistos a Legionella (é?) foi um facto. Confirmadíssimo. Se andou à solta pelas Piscinas Municipais, foi porque aí se geraram as condições para que andasse, pondo em perigo os utentes, mas também os trabalhadores. (É verdade, ninguém se lembra dos trabalhadores?)
Mas, o Dr. Oliveira e quem o antecedeu não tem culpa de nada! Como pretende o Dr. Oliveira, na linha do outro dos tempos idos, eles estão na vida política com o único interesse de prestar “um serviço público”. Energúmenos são pessoas como eu, que não tolerámos o desleixo, que não nos calámos perante a arrogância e a mentira e que exigimos responsabilidades a quem as tem!

O Dr. Oliveira diz que as Piscinas merecem confiança! Talvez!
Mas será que os poveiros poderão confiar politicamente no sabor poveiro do Dr. Oliveira e da caldeirada onde nada?

20 Comments:

Blogger Peliteiro said...

Claro que Afonso Oliveira reconhece as fotografias. Na sequência da sua publicação, em Setembro, até mandou remover os tubos incubadores de bactérias nos balneários masculinos, como notei em Dezembro, aqui.
Mas se não reconhece, eu ou tantos outros utentes das piscinas poderemos mostrar-lhe aquilo que ele devia reconhecer perfeitamente.

Tudo isto é triste.

02 março, 2008 21:37  
Blogger renato gomes pereira said...

JJ...essa do subversivo nenativo é hilariante...

Um subversivo é isso mesmo..não é negativo nem positivo.. e um subversivo só pode ser do sub-mundo...

E é o sub-mundo que mantém o resto do mundo... O sub mundo é o do trabalho, do sacrificio, do esforço inglório.. e o mundo esse é do Gala , da Glória, do Poder e das Ppraias Israelitas doadas aos palestinianos na Faixa de Gaza e usurpadas a estes pelo Hamas...

..Não fales Mal do Oliveira Salazar...Foi um homem digno, que defendeu aquilo que acreditava com unhas e dentes(mais unhas do que dentes...)podemos discordar dele..mas muitos do que depois dele se arvoram e arvoraram de antifascistas (militantes ou não) foram coniventes com o regime do Oliveira Salazar,no qual sempre exerceram funções publicas e foram promovidos e hoje auferem alguns gordas reformas no computo das quais se conta o tempo em que tinham como patrão salazar e caetano...Antifascistas desses con heço-os aos milhares...Eh!Eh! Salazar, Fidel, Hitler e o "ultramoderno" Chavez são figuras incontornáveis...

03 março, 2008 13:43  
Anonymous Anónimo said...

Ó Arquitecto, vossemecê anda a pedi-las homem, então não é que insiste em tratar o oliveira por Doutor? Contínua a insultar e vai levar com mais um processo por difamação no tribunal.
O oliveira que sempre cuspiu nos dedos para contar as notas lá no banco onde trabalhava e nunca pegou doença a ninguém com isso, como havia agora de distinguir Legionellas ou Salmonelas por falta de higiene nas piscinas? Anda o palhaço a fazer uma penitência ou um auto de fé nos jornais pegando fogo a ele próprio e vossemecê aproveita logo para lançar gasolina para a fogueira, não faça isso, tenha calma que o idiota ainda acaba por se afogar na merda que faz. Ademais consultei o bruxo que anda ao papelão e ele garantiu-me que antes das eleições o macedo vai fazer uma remodelação na câmara o aires sai de mansinho vai tentar ser deputado na Assembleia da Republica para ter imunidade parlamentar e o azeite desculpe o oliveira volta para o banco como gestor de fortuna de novos ricos cá da parvónia, ainda é capaz de ficar como gerente de um banco lá para os lados de Ponte de Lima sei lá.
Como tal oiça os meus conselhos, deixe os palhaços acabar de montar o circo e espere pelas próximas eleições, depois só tem que comprar uma caixa de fósforos e queimar uns rabos escondidos que começam aparecer pelos lados da Praça do Almada.

03 março, 2008 13:58  
Anonymous Anónimo said...

pois é senhor peliteiro diga-me lá então...segundo diz esteve nas piscinas em setembro e em dezembro e pelos vistos os seus filhos também...para quem critica critica e critica continua a ir à instalações?

03 março, 2008 20:51  
Anonymous Anónimo said...

Não será gastar cera com ruim defunto?

04 março, 2008 08:44  
Blogger José Leite said...

O «homem» afogou-se completamente na «piscina» da hilariedade!...

06 março, 2008 08:57  
Anonymous Anónimo said...

...que cambada de nabos... parece impossível tanta deficiência mental destes inergumenos comentadores. Trabalhem que o País, segundo so vossos compichas, bem precisa... nabos.

06 março, 2008 14:01  
Anonymous Anónimo said...

...que grandes nabos me saíram estes parolos. Santa deficiência mental... vão trabalhar, comentadores de meia tijela. Aposto que estes nabos são da maior incompetência no que respeita às suas responsabilidades. Vão trabalhar, nabos, parolos.

06 março, 2008 14:09  
Anonymous Anónimo said...

...ó parolo não te esqueças de publicar. Não dês ouvidos somente às tuas preferências e ao que queres ler...

06 março, 2008 14:12  
Anonymous Anónimo said...

Ó Afonso quando fizeres u m teste de Q.I. vais logo para o Guiness: o teu deve estar abaixo de zero.

marenostrumforever.blogspot.com

07 março, 2008 07:30  
Anonymous Anónimo said...

Arq Garcia não ligue a esta criatura que só tem treta. Anda tão preocupado com os socialistas que antes de falar pergunta se é socialista... já aconteceu comigo.

Ele nao vale nada. Só diz patacoadas. Chamar-lhe Dr é mesmo insulta-lo.

É pena vocês estarem tão divididos.

Aqui a Póvoa é uma cambada de carneiros tocados pelo do Monte. Foi assim quando ele pexava para o então padre Vaz e é agora quando o mesmo pastor os puxa para este lado.

Os caxorros que tocam o rebanho som quase sempre os mesmos. As moscas também.

08 março, 2008 13:29  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez que visito estes blogs de pessoas ligadas ao partido socialista da póvoa, mais vontade de votar no PSD tenho. Acho intolerável os insultos que estas pessoas fazem nos seus blogs e nos jornais da terra... Mas o pior... O tribunal abençoa estas práticas, permitindo que estes senhores voltem com mais energia para os seus insultos. Nas eleições os POVEIROS vão saber dar a resposta a estes ataques cobardes e manobras rasteiras que visam desacreditar os politicos do PSD. Para ser democrático é preciso saber usar a democracia. Infelizmente vocês não sabem usar essa liberdade que felizmente todos nós temos. Em especial a si Sr. Silva Garcia... Eu sou um simples cidadão poveiro... A imagem que um simples poveiro tem de si, é de uma pessoa que não apresenta soluções válidas para a cidade e que anda constantemente no confronto pessoal tentando manchar a imagem das pessoas. A vossa vontade de tirar o PSD do poder da póvoa está a tornar-se numa obcessão, que aos olhos dos poveiros está muito mal vista. Se fizer a seguinte pergunta aos poveiros: " A que propósito já ouviu falar do senhor Silva Garcia?" Penso que a resposta dirá tudo!
Cumprimentos

08 março, 2008 15:29  
Anonymous Anónimo said...

"A imagem que um simples poveiro tem de si, é de uma pessoa que não apresenta soluções válidas para a cidade e que anda constantemente no confronto pessoal tentando manchar a imagem das pessoas."...
Exacatamente! Esta é a imagem que o PSD conseguiu que se passasse do JJ...Mas ela é uma mentira miseravel! Se o senhor quizer ser honesto procure informar-se das dezenas de ideias importantes propostas pelo JJ nos últimos 27 anos!!!
Luis Filipe

08 março, 2008 21:37  
Anonymous Anónimo said...

pois é mas até agora ainda ninguém mandou nomes para a praça publica. A administração da Varzim Lazer não assume as culpas, a Dra do centro de saúde diz que comunicou telefonicamente a VL para o enderramento imediacto do jacuzi então porque não adianta o nome da pessoa com quem falou...
um abraço de um poveiro atento à cidade

09 março, 2008 22:01  
Blogger renato gomes pereira said...

anónimos unidos porque sois tão laranjas anónimas? Dai a cara mostrai quem sois...existe um blog inteiro de insultos ao Garcia e a outros ilustres socialistas...de quem devo pensar ser a sua autoria? Da laranjada ou da limonada?

10 março, 2008 10:34  
Anonymous Anónimo said...

Caro Arquitecto:
Penso que Estabelecer um paralelo entre o Dr. Oliveira Salazar e Afonso Oliveira é uma falta de respeito pelo primeiro.
Dr. Oliveira Salazar, não sendo um Homem perfeito, muito fez por este país.
Se conhecer algum "menino de colo" do pòs revolução que tenha feito tanto como ele,diga-nos quem.
Só mais um reparo, ... na hora da morte se calhar todos trememos, não sei como será a minha, penso que não será gloriosa como não será a sua ou a do Dr. Oliveira Salazar ... pessoa que eu tanto ESTIMO!!!
José Tinoco

11 março, 2008 11:27  
Anonymous Anónimo said...

Sr Joaquim, são mesmo impossíveis as barbaridades que se escrevem neste pretenso blog pseudointlectual. Inclusive cheios de atentados à lingua portuguesa. Ainda com a participação de indeviduos indevidos também vestidos com a pele e imagem de esquerdinos liberais com ar de marxistas. São pessoas que se acham sobredotadas, mas, no fundo, com muita falta de razão. Como sabe a falta de razão é a loucura ou, pelo menos, é um estado de espírito pró-desiquilibrado. Lembre-se e lembre estes seus adeptos que a família também é importante... a ambição pelo poder não justifica tudo, no máximo extremo, somente justifica quase tudo. Há com certeza valores que todos temos que preservar... um (des)conhecido.

12 março, 2008 14:57  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo do dia 12, às 14,57
Antes de escrever deveria munir-se de uma gramática com noções elementares da língua portuguesa e de um prontuário ortográfico. Desse modo poupava os leitores à experiência desagradável que é tentar ler o que o Sr. escreve.
Já agora se permite a recomendação, dir-lhe-ei que o actual governo implementou um programa chamado "Novas Oportunidades", a cuja frequência o Sr. se poderia candidatar. Estou certo que com muito trabalho seu e alguma tolerância do professor, lhe atribuiriam a equivalência ao 4º ano.

Cumprimentos

13 março, 2008 15:20  
Blogger renato gomes pereira said...

anónimo socialista das novas oportunidades...Ouvi ontem o Socrates a reconhecer muitos erros no seu governo de 3 anos... Se el soubesse como aPóvoa funciona nesse e noutros programs por certo tb tinha incluido esse no rol dos seus erros...O pior mal deste país não é o Governo tenha ele acor que tenha o mal são os "tentáculos2 que se alpenduram nos legitimos orgão autárquicos...

14 março, 2008 12:45  
Anonymous Anónimo said...

venhocapoucasvezesmasseiqueistoegiro....

Oliveira é gente de outra galaxia atéteve direito a umapagina no comercio da povoa -- gente fina é outra ccoisa caragos...

disse duas ou tres banalidades e encheu um jornal interiro..

senhor dr garcia você nao tem vida para ser oposiçao olhe se tivesse uma comisso politica a serio ate lhe tinha feito uma homenagem de desagravo assim nem se sabe o que aconteceu de facto

16 março, 2008 19:59  

Enviar um comentário

<< Home