21 fevereiro 2008

ENTREGUES À BICHARADA


Pergunta politicamente pertinente: onde está Vieira?
Depois de tantas reuniões à velocidade de cinco dezenas de euros, deixou as Piscinas Municipais no estado deplorável em que se encontram...Agora “walliza-se” entre a multidão anónima e deixa Oliveira na serra da crítica pública!

Pelos vistos, a 14 de Janeiro foi conhecido o resultado das análises: positivamente Legionella.
Inevitavelmente, voltam à minha mente as imagens de degradação das instalações e dos equipamentos das Piscinas Municipais geridas por uma patética invenção empresarial, dada pelo nome de Varzim Lazer.
Tende-se a pensar que o problema esteve circunscrito ao jacuzzi, mas todo o ambiente globalmente húmido deste tipo de instalação pública é propício à propagação do bacilo.
Interrogo-me, então, Dr. Oliveira, como é possível organizar em 27 e 28 de Janeiro um Meeting internacional em instalações com legiões de microrganismos à solta? Como se pode expor assim tantos jovens ao perigo da contaminação por um bacilo potencialmente letal? Onde ficou o principio da cautela? Em que tranquilidade nos deixa este modo ligeiro de acautelar a saúde pública?
Claro que, assobiando para o lado, como é habitual, o Dr. Oliveira, poderá sempre alegar que esta reacção é alarmista e que o facto de ninguém ter sido contaminado pela legionella prova que não havia motivo para suspender o meeting! Poderá dizê-lo, à posteriori. Mas, o principio da cautela em nome do respeito pelos outros, aconselharia a maior prudência e não a um laxismo incompreensível.
O que pensará o jovem nadador italiano Rudy Goldin e o que pensarão as equipas portuguesas e estrangeiras que trouxeram os seus atletas para respirar o ar “tratado” por um sistema em tão mau estado e para mergulhar em águas entregues à bicharada?

A Doença dos Legionários é um problema de saúde pública com relação causa-efeito com a colonização da água por bactérias do género Legionella em sistemas de grandes edifícios, sobretudo quando esses sistemas estão mal concebidos, mal instalados ou com má manutenção.
As imagens que se conhecem do interior das instalações das Piscinas Municipais dizem bem do desleixo a que tem estado submetidos os seus equipamentos. E deixam adivinhar o perigo a que têm estado sujeitos os utentes.
A legionella da gestão do Dr. Oliveira, apareceu porque, por causa da deficiente manutenção dos equipamentos, teve condições para isso. Não se zangue o Dr.Oliveira com quem está inconformado com a perigosidade da sua incompetência. Zangue-se duas vezes consigo próprio e com os que o antecederam e cuja acção defendeu levianamente por mera obstinação partidária.

Anunciou entretanto o Dr. Oliveira, o delfim de Vieira oportunamente desaparecido, que a Legionella também desapareceu, mas ficamos sem saber se ela zarpou por vontade própria ou se porque se interveio a fundo para a expulsar.
Uma coisa permanece: o estado degradado dos espaços e dos equipamentos…até ao regresso de novas hordas microbianas!
Por muito que disfarcem, o Dr. Oliveira ficou mal no retrato deste novo sabor poveiro!
Não reclamamos a sua demissão, porque sabemos que o pedido esbarraria na surdez copiada do Oliveira de Santa Comba. Preferimos pedir acção pronta e radical: é urgente repensar e reconstruir o sistema de tratamento da água e do ar das Piscinas Municipais.
Ao Dr.Oliveira não resta senão, pôr mãos à obra, para que os nossos filhos e os restantes cidadãos possam frequentar um espaço que é todos, em segurança!
A decisão nem sequer é difícil: afinal o dinheiro é da Câmara, ou seja, de todos nós!
Não há tempo a perder!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Legionella Ferrero Rocher

22 fevereiro, 2008 14:03  
Blogger renato gomes pereira said...

Quanto á semiologia dos Oliveiras o de Santa Comba e o meu ilustre amigo de Argivai,acho que foste irreflectido JJ, até porque o Afonso nem sequer merece isso...além de que Salazar é hoje um icone, que muitos, principalmente os extremistas de esquerda, para tentar defumar "más consciências" e culpas próprias por aquilo de pior que Ab ril nunca levou ou que antes nem sequer existia...

22 fevereiro, 2008 17:32  
Anonymous Anónimo said...

Isso, isso, Renato... vai te ficando pela ilusão e um dia vais ver quem é este oliveirinha!
O JJ tem razão: Ja foi tempo do nosso querido Afonso ter lucidez...agora ta contaminado pelo poder e é mais vieirista que o Vieira. Eu ja vi o Vieira chama-lo `atençaõ prós exageros!!!

P.Matos

22 fevereiro, 2008 21:34  
Blogger Unknown said...

O macedo desapareceu com a leggionella?

25 fevereiro, 2008 10:10  
Anonymous Anónimo said...

pego na ultima frase para expor um assunto o dinheiro da camera e de todos nos NAO????? por isso constatei que ha uma associaçao na povoa que tem feito uma serie de aberraçoes como por ex: queimar dinheiro com multas e consequentes derrotas numa competiçao distrital de juniores(futsal) dinheiros esses financiados pela camara municipal e que a coisa de um ano organizou um torneio de juniores financiado pela propria camera e dado o nome de um vereador local, multas essas decorrentes de utilizaçoes de jogadores nao inscritos isto e irregulares passiveis de derrotas como tambem teem ultimamente juntado uma serie de alegadas dividas a varias empresas e instituiçoes(em defesa teem dito que estao a espera dos subsidios da camera) e tambem se junta a isso ter um jogador brasileiro no seu plantel de seniores alegadamente em situaçao ilegal no pais ja que nao tem visto de permanencia isto e ja caducado e mais ja se diz por ai que vao organizar um maratona de futsal brevemente com patrocinio da camara municipal.......nao consigo entender esta situaçao porque ainda estas pessoas(associaçoes) sao consideradas para subsidios camararios quando nao tem perfil de movimento associativo....esbanjando dinheiro publicos isto e nossos dinheiros......tenho dito

28 fevereiro, 2008 15:52  

Enviar um comentário

<< Home