19 novembro 2007

O OVO DE AVESTRUZ

O modelo para a Avenida Mouzinho foi o ovo de Colombo e já meia dúzia de colegas de todo o país me pediram o modelo
Macedo Vieira, A Voz da Póvoa


Exercício de memória: lembram-se do principal argumento de Vieira quando, perante tantas perguntas a que nunca respondeu, precisava de justificar o seu capricho em contra mão com o desenvolvimento sustentável?
Apontava, pois claro, o parque subterrâneo construído sob uma idêntica artéria de Viana do Castelo!

Agora percebe-se que ele espiara a princesa do Lima e copiara dela a solução que, afinal, à altura devia ser virtual… É que manda o destino local, só do pioneiro poveiro – sempre na primeira linha da invenção - poderia surgir o verdadeiro “ovo” de quem nem Colombo se lembraria!

Uma pequena nota sem importância, com o Plano Nacional de Alterações Climáticas e outros cuidados ambientais como pano de ao fundo: já pensaram que se o dito “ovo”, isto é o parque subterrâneo, vier a ser utilizado com a intensidade para que foi pensado, a Av. Mouzinho de Albuquerque vai passar a ser umas das zonas, senão a zona da cidade, com mais concentração de CO2 e de partículas PM10?

O sector dos transportes, com particular incidência nos 6.000.000 de carros particulares que circulam em Portugal (a Póvoa tem um índice de veículos superior a média europeia…), é responsável por elevado consumo de energia. Esta situação torna-se preocupante dado o elevado crescimento que se tem verificado neste sector. Uma vez que a totalidade desta energia provém da combustão de combustíveis fósseis, o sector dos transportes torna-se problemático pelos seus impactos de poluição atmosférica (emissão de gases que provocam o efeito de estufa CO2 e outros poluentes como o monóxido de carbono CO e partículas tóxicas).

Entretanto, continua a faltar uma verdadeira rede de transportes urbanos intermodal e sustentável e a prevalecer a maior confusão de carreiras desconexas. A maioria laranja aprendiz de feiticeira, insiste em não assumir as competências e as obrigações municipais na área da mobilidade urbana, sacudindo para o mercado a resolução de um problema que a experiência local já demonstrou só ter complicado. Nos últimos meses, como se previa, nada de novo e realmente alternativo aconteceu: para a qualidade de vida inaugurou-se apenas a rua da amargura.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Arquitecto, então vocemessê não sabe que foi tudo culpa de espiões da Câmara que nos seus passeios a Ponte de Lima passavam por Viana do Castelo e foram contar a história do ovo de Colombo ao Presidente de lá?
Viana copiou a Póvoa ninguém duvide disso, se o Vieira o afirma é verdade garanto pelos santinhos todos e pelo colesterol que esses ovos podem provocar se forem metidos no sitio certo. E olhe que ovos de avestruz devem custar um bocado a enfiar.

19 novembro, 2007 13:32  
Anonymous Anónimo said...

Olá,
Eu estava pesquisando na internet blogs que haviam postado algum comentário sobre Martin Luther King Jr e acabei encontrando o seu.
Acabei achando muito interessante os assuntos abordados no seu blog, parabéns!
Hj aqui no Brasil é comemorado o dia da Consciência Negra, e eu estou em fase de montagem de uma peça de teatro infantil que fala sobre os ideais de Martin Luther King.
Seja bem vindo para conversarmos.
E parabéns pelos comentários inteligentes.

20 novembro, 2007 22:21  
Blogger renato gomes pereira said...

É A LAMA..É A LAMA... e o lodo e asarmadilhas dos passadiços apodrecidos...e o mal estar geral...e a descaracterização dos lugares...e a falta de estacinamento, e o trânsito engarrafado... UMA CIDADE ADIADA E ENDIVIDADA

23 novembro, 2007 14:59  
Anonymous Anónimo said...

ouve lá "cá fico", tu pela escrita pareces que és o napontadocais ou um deles

29 novembro, 2007 19:43  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo-- anónimo - Na ponta do cais está uma meia laranja e a outra meia está no poder local sugando os bolsos do povo com impostos, taxas e derramas...
O Bolor é verde e fica bem no fundo laranja...

Seu Velhanexo ..toma cautela que nem mesmo anónimo deixas de ser desconhecido.. "dá a cara e te mostra seu cabra da peste" ...

Nota que já em tempos tomei posição pelo "na ponta do cais" assim como tomo por qualquer blog que se apresente,pois mesmo com pseudónimos como o caso do "naPonta...tem um editor identificado e uma origem fácilmente detectável por qualquer pessoa --mesmo que não seja "expert"...Tenho quase a certeza, pela qualidade das mensagens meteóricas, que o "na Ponta..tinha Origem na Praça do Almada.. e talvez usando até as máquinas do Povo...Cheirava demasiado a "Orange Juice"...

PS..nunca concordo com conteudos de ataques pessoais e denuncias da vida particular de ninguém sejam verdadeiros ou falsos, nem mesmo que isso seja feita em jornais oficiais ou programas de televisão ou rádio...e muito menos em blogs..

30 novembro, 2007 18:49  

Enviar um comentário

<< Home