03 junho 2007

PRAFENTROGRADO


Macedo Viera lembra que o PS queria apenas "fazer a requalificação superficial mudando apenas a estética" e, sublinhou, "o maior partido da oposição sempre teve uma postura retrógrada e negativa" em relação a este assunto.”

Que adjectivo se deve vestir à atitude de quem se julga na vanguarda só porque olha antes de todos para o próprio umbigo, faz um imenso túnel a rasgar de lés-a-lés o centro nevrálgico da cidade para esconder os carros debaixo do tapete, e nem sequer copia o Marquês do Pombal, que, a seguir ao terramoto de 1755, mandou construir galerias técnicas para instalar as infra-estruturas?
Por cá e agora, no âmago de tudo o que o Presidente Vieira considera que deve ser seguido pelos demais, as redes de águas, de saneamento, de águas pluviais e de distribuição eléctrica, de iluminação publica, de telefones…, continuarão vulgarmente enterradas – ao lado do túnel da Avenida.
No futuro, bem enterradas, ate que seja necessária qualquer manutenção. Então veremos o filme a preto e branco de um costume brando: fazem-se buracos na rua, atrapalha-se a utilização do espaço público e os de sempre pagam a factura.

7 Comments:

Blogger José Leite said...

Macedo Vieira tem atenuantes: ele é um cirurgião humano e não cirurgião de esgotos ou de estruturas electrotécnicas.

Acresce o facto de com a sua postura estar a fomentar mais trabalhos e empreendedorismos avulsos; a racionalidade não será o seu lema mas sim a satisfação de necessidades de lóbis e de entourages clientelistas.

Com a crise que grassa, ele é um maná. O que dá votos é isto: fazer as coisas de tal sorte que haja sempre trabalhos "a mais" para satisfação de quem, depois, lhe retribírá a "gentileza" com contributos de índole eleitoralista e afins...

A racionalidade económica empresarial é um conceito teoricamente válido mas sem exequibilidade e sem gerar contrapartidas a nível de captação de votos.

Isto, aparentemente anárquico e gerador de múltiplos e escusados custos, assenta numa estratégia bem delineada: dar trabalho a toda uma equipa "multidisciplinar" que contribuirá generosamente para a perpetuação do "status quo"...

Sempre um denominador comum: os fins (eleitoralistas) justificam os meios (despesistas).

Caro arquitecto: você tem razão. Mas o povo ainda não está preparado para ir ao fundo da questão. Nem com um curso intensivo de escafandrismo...

04 junho, 2007 14:59  
Anonymous Anónimo said...

Enterrados?

Então uma obra com essa dimensão não era para ter aquelas "prateleiras" onde pousam os dutos?

04 junho, 2007 20:58  
Anonymous Anónimo said...

Quem postou a mensagem anterior fui eu. Soube há meia-hora dessa pérola e contei à algumas pessoas, mas ninguem acreditou...

Porque isso não vai aos jornais?

04 junho, 2007 22:39  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo

Como o que aqui se diz esta à vista de todos, bastando passar pela obra e ver... é caso para perguntar é porque e que nenhum jornalista, com sentido critico e independente, ainda não pegou nisso! Por distracção? Por ignorância da História e da Técnica? Por simples desinteresse ou por auseência de sentido de observação?
Vá lá a gente saber!
O que é um facto, é que a obra do século, também por isto e uma fraude!

05 junho, 2007 04:35  
Anonymous Anónimo said...

Condutas de saneamento enterradas, mas só algumas..... Outras nem sequer existem, como as de tratamento dos esgotos da zona sul. Foi mais importante nestes ultimos 10 meses, a obra da Avenida e da Praça do Almada, do que o já célebre exutor de esgotos.
Como consequência, já temos outra vez as nossas praias interditas por causa das tb já famosas salmonelas..... é mais um verão sem mar, ou então vamos de férias pró Algarve ou Caraíbas, que aí sim, pode-se ir à água......

05 junho, 2007 12:27  
Anonymous Anónimo said...

Carlos Amaral

Esta c*amara ºe boa a gastar e a dar abebias aos amigalhassos e ºe com os amigos que se ganham eleicoes se o presidente nao metese os amigos dele mas os amigos do garcia estava lixado por isso +e que ganhou as eleicoes.

Mas os amigos sao para as ocasioes. Se o garcia ganhar pode meter lºa os amigods del que ninguem xateia
a democracia ºe a vez.

06 junho, 2007 20:04  
Anonymous Anónimo said...

Caro arquitecto, penso que é realmente positivo ter toda a cablagem em via subterrenea, o que tambem deveriam ter feito na Junqueira á anos atrás. Dê uma volta pela junqueira e tire umas fotos à quantidade de fios que andam nas faxadas das casas e lojas sem qualquer respeito pela arquitectura ou pela segurança de quem lá passa. Veja tambem como a EDP e a TV Cabo abusam da situação e ao que me apercebo até ao momento é que nem licença pedem quer á camara quer ao proprietário.
José Tinoco

07 junho, 2007 20:32  

Enviar um comentário

<< Home