12 novembro 2006

FOTO MEMÓRIA



" Com a excepção teimosa de alguns colunistas portugueses, verifica-se um consenso global – tanto na América como fora dela – sobre o peso determinante da guerra do Iraque nas recentes eleições intercalares nos EUA. O próprio Presidente Bush retirou as devidas consequências dos resultados eleitorais, aceitando prontamente a demissão do Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld.
Note-se que esta decisão foi anunciada logo após o discurso de vitória da nova Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, que exigiu uma reorientação da política norte-americana no Iraque e a demissão do Secretário da Defesa. Aznar, Blair e agora Bush não escaparam ao castigo político face às consequências catastróficas da invasão do Iraque. O então Primeiro-Ministro português, Durão Barroso, anfitrião dessa famigerada Cimeira das Lajes, tudo fez para aparecer na fotografia dos líderes presentes nessa reunião, que ficou internacionalmente conhecida como a Cimeira da Guerra. Para sorte nossa – dos portugueses -, os mais reputados jornais internacionais cortaram Barroso da fotografia que ele tanto ambicionava. Hoje, com o sentido de oportunidade e instinto de sobrevivência que lhe são reconhecidos, o actual Presidente da Comissão Europeia deve estar a pensar que, por vezes, nestas coisas das fotografias de cimeiras, há males que vêm por bem. Mas há quem não esqueça. Contra a impunidade política neste país de brandos costumes, aqui fica uma foto para recordar uma das páginas mais negras da história da política externa de Portugal
."
in MIC
O Partido Democrata norte-americano venceu as eleições para o Senado em Montana. Com esta vitória, os democratas conseguem 50 lugares no Senado, contra 49 dos republicanos, faltando conhecer ainda os resultados na Virgínia, que serão decisivos para se saber se os democratas alcançam ou não a maioria.

4 Comments:

Blogger Manuel CD Figueiredo said...

Uma imagem vale por mil palavras, costuma dizer-se; esta vale por milhões, equivalente aos milhões de pessoas afectadas pela decisão desta cimeira. Mas esta fotografia há-de recordar-nos também o que alguns políticos são capazes de fazer, de motu próprio, contrariando a vontade (ou ignorando-a) do povo que representam.

15 novembro, 2006 15:34  
Anonymous Anónimo said...

E o garcia todo roidinho de inveja por não ter aparecido na foto!!!

16 novembro, 2006 17:49  
Anonymous Anónimo said...

Pois é...o Durão chegou à Comissão Europeia, fugindo egoisticamente aos desastres que por cá deixou...
vestiu o fato do poder europeu à custa de um preço! O preço pagámo-lo nós e os Iraquianos...

16 novembro, 2006 18:57  
Blogger José Leite said...

Estão todos com cara de quem "vai buscar lã e sai tosquiado..."

17 novembro, 2006 15:50  

Enviar um comentário

<< Home