30 janeiro 2010

UM BOM EXEMPLO

O concelho da Vidigueira fica no coração do Alentejo, na fronteira do Baixo com o Alto Alentejo, entre Beja e Évora. A Serra do Mendro, que dá corpo a essa fronteira, abriga o concelho pelo lado norte; a leste corre o Rio Guadiana, enquanto a sul e oeste se espraia a vasta planície.


Vidigueira corta no salário da vereação e de assessores

A Câmara da Vidigueira, distrito de Beja, vai aumentar em 82,08 euros o ordenado dos trabalhadores que recebem o salário mínimo e reduzir em quase 10 por cento os dos que ocupam cargos por nomeação.
Estas são duas medidas de um plano anti-crise que entra em vigor a 1 de Fevereiro. Os funcionários que actualmente recebem 450 euros vão passar para a posição remuneratória imediatamente acima, com um salário base de 532,08 euros disse o presidente daquele município, Manuel Narra, em declarações à agência Lusa. Trata-se de "um aumento de 15 por cento que vai ter um impacto positivo no orçamento das famílias dos trabalhadores que recebem o salário mínimo" e que a câmara quis "compensar" e "ajudar a enfrentar dificuldades criadas pelo actual momento complicado de crise", frisou o autarca.
Em contrapartida, para "equilibrar as despesas com o pessoal", indicou Manuel Narra, os salários dos funcionários que "desempenham cargos por nomeação", como "o presidente, os vereadores e a equipa do gabinete de apoio ao executivo", vão "descer cerca de 10 por cento". Com esta decisão, a câmara quer "dar um sinal ao país, aos outros municípios e ao poder central de que a situação que vivemos é grave e que os políticos, primeiros que todos os outros, devem dar o exemplo e também apertar o próprio cinto", acrescentou.



Ora cá está um bom exemplo!
É que, na verdade, se todas as pessoas fossem pagas de acordo com aquilo que valem, provavelmente acabaria a pobreza e ainda sobraria muito dinheiro!

Mas esta notícia também confirma a minha convicção de que os políticos não são todos iguais.
Será inocente a omissão do Público sobre a necessária e merecida referência ao partido que governa a Câmara da Vidigueira? Tê-la-ia omitido se o protagonismo da história fosse de uma câmara do tradicional (quase convencional) arco do poder, entenda-se, do bloco central de interesses que tomou conta deste país?
Por via das dúvidas, fique a informação: a Câmara Municipal da Vidigueira é liderada por pessoas eleitas pela CDU (maioria) e pelo PS!

4 Comments:

Blogger RENATOGOMESPEREIRA said...

é um exemplo a seguir...acima dos 2500 euros ..que tal cortar quihnentos? e mil acima dos cinco mil?

31 janeiro, 2010 00:07  
Blogger Manuel CD Figueiredo said...

O "Correio da Manhã" traz hoje uma notícia que é também um bom exemplo: a entrega aos munícipes de parte do IRS, como previsto na lei. A Câmara Municipal de Portimão, por exemplo, devolve qualquer coisa como 2 milhões de euros!
A Câmara da Póvoa continua a ser contra esta medida. E da ANMP não se ouve, sobre estas coisas, nem um pio...na defesa do Poder Local!

31 janeiro, 2010 12:15  
Anonymous Anónimo said...

É um bom exemplo para autarcas que sejam honestos.
Alem disto a vidigueira tem uma boa aguardente velha da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, ... ... é de chorar por mais!!!
José Tinoco

05 fevereiro, 2010 10:24  
Anonymous Anónimo said...

As câmaras da CDU têm essa característica esquisita de estarem ao serviço das suas populações. Ainda me lembro do exemplo de Évora que aprovou um PDM quando nem era obrigatório...

07 fevereiro, 2010 17:21  

Enviar um comentário

<< Home