07 janeiro 2010

QUE É FEITO DO PRINCÍPIO DO UTILIZADOR/PAGADOR, DR. VIEIRA?






(…) “Do Porto a Valença, todos os autarcas têm reagido em defesa dos interesses dos seus cidadãos: independentemente dos partidos políticos a que pertencem, estão todos contra as portagens na IC1/A28!
Na Póvoa, o PSD de Aires Pereira e o Presidente da Câmara Macedo Vieira põem o interesse dos poveiros em segundo plano. Manejam de forma idiota o princípio neoliberal do utilizador-pagador, e querem que todos paguemos portagens
.” (…)
Isto foi o que eu escrevi em 2004, num artigo com vários argumentos contra a introdução de portagens na A28! Por causa disso o fantástico aconteceu: Macedo Vieira moveu-me um processo em Tribunal que veio a ser conhecido por "caso idiota”.
Fui absolvido em primeira instância.
Não tendo percebido nada do que se passou no Tribunal, o nosso homem recorreu para a Relação e aguardamos um decisão definitiva desde meados de 2008!!!

Agora, estupefacto, vejo que, 5 anos depois, Macedo Vieira juntou-se ao grupo dos Presidentes de Câmara de entre Porto e Viana do Castelo para ir pedir ao Ministro António Mendonça que não nos complique a vida e não coloque portagens na A28.
Isto merece mais três pontos de exclamação!!!

Ao "Comércio da Póvoa", o autarca disse que “…não haverá portagens no trânsito local, algo que é positivo para nós porque, segundo estudos que temos, 70 por cento da mobilidade da A28 é entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde e o Porto”.
No trânsito local? Não, ele não estava a referir-se ao trânsito nas ruas da Póvoa. Nessas, as pessoas podem usá-las à vontade, sem remorsos por violar o tão famoso e caro ao Presidente “princípio do utilizador pagador”.
Disse-o de uma forma atabalhoada, mas nós percebemos: há uma possibilidade de os residentes na Póvoa e em Vila do Conde não serem incomodados com o pagamento de portagens para usar a A28. O que, também, é uma forma de mandar às malvas o tão famoso e caro ao Presidente “princípio do utilizador pagador”que em 2004 manipulou de forma atabalhoada para justificar a introdução de portagens na A28, que então defendia a-c-e-r-r-i-m-a-m-e-n-t-e!

Mas, o que é evidente é que Macedo Vieira demorou 5 anos a perceber que eu tinha razão!
Ao dizê-lo assim, já sei que haverá um engenheiro perdido por aí que rezingará a dizer que lá estou eu a dizer coisas requentadas!
Mas, 5 anos é dose!
Cinco longos anos para perceber uma coisa tão elementar como as consequências perversas de tal medida sobre a rede viária local e o nosso quotidiano, por não existir uma alternativa sustentável à A28. Há muito que a EN 13 é uma vulgar rua urbana. Foi aliás para libertar os centros de Vila do Conde e da Póvoa que a IC1 (agora A28) foi criada!
Há quem diga que mais vale tarde que nunca. Mas, como diz Saramago diz num dos seus livros “nunca não é o contrário de tarde, o contrário de tarde é demasiado tarde, respondeu-lhe caim.”
Ora digam-me lá se nós, os poveiros, temos ou não um Presidente de Câmara estimulante? Lento, é certo, mas estimulante!
Demorou 5 anos a chegar! Será que pagou portagens por utilizar a auto-estrada do pensamento?
É por estas e por outras que, de vez em quando, diante de casos idênticos – este não o único em que a compreensão chega demasiado tarde…quando chega... - me pergunto como é que uma pessoa assim consegue repetir maiorias absolutas atrás de maiorias absolutas!
O fenómeno merece estudo.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Depreendo que nos acompanha no "buzinão" e depreendo que irá pressionar o PS-Póvoa para ser mais aguerrido, para uma maior mobilização de protesto. Ok?

08 janeiro, 2010 00:16  
Blogger terramar e ar said...

"Manejam de forma idiota o princípio neoliberal do utilizador-pagador"

JJ ---esse principio não é neoliberal---pelos vistos passou a ser socialista também...e de igual forma idiota...pode-se lá pagar portagens na A 28 ? Já repararam o mal esteda em que está? O piso está uma lástima..precisa de ser pavimentada novamente...e a nacional 13 ainda muito pior está...com o fluxo dos camiões na EN13 vai ser o bom e o bonito...

08 janeiro, 2010 12:33  
Blogger Tiago Faria de Castro said...

A sensação com que indubitavelmente se acaba por ficar é de que Macedo Vieira toma as suas decisões consoante o nível de protagonismo/mediatização que cada uma delas lhe faculta. Se tem a possibilidade de aparecer nos noticiários ao lado de José Sócrates, viva o conceito de utilizador pagador! Que se lixe até o seu próprio partido. Se, por outro lado, tem a possibilidade de aparecer nos noticiários juntamente com os seus homólogos dos restantes municípios a defender a nobre causa da não aplicação do conceito utilizador pagador, que se lixe o conceito de utilizador pagador, os interesses dos Poveiros em primeiro lugar! Conclusão: Se há interesses que desde há 16 anos não estão a ser defendidos são os dos Poveiros.

09 janeiro, 2010 02:50  
Anonymous Anónimo said...

Macedo Vieira sabe que as pessoas tem memoria curta e por isso adapta-se ao momento. Idiotas são os que nao tem flexibilidade mental para saber dançar ao som da música.

13 janeiro, 2010 14:32  

Enviar um comentário

<< Home