MANEIRAS DE VER
Na entrevista a Diamantino, ficou a a saber-se que "o PSD argumenta, ainda, que deve ser o mercado a funcionar para "que não suceda com o futuro transporte público urbano intermunicipal o mesmo que com o Metro do Porto, cuja baixa adesão espantou os teóricos que implementaram o seu paradigma".
ANA MARQUES JN edição de 2007.06.06
ANA MARQUES JN edição de 2007.06.06
Números veiculados pela comunicação social apontam para uma utilização da Linha Vermelha do Metro de cerca de 50% do estimado.
A julgar pelas suas declarações, para o PSD de Diamantino, tal resultado não aconteceria se esta linha interurbana fosse concebida, construída e gerida por alguma empresa privada, pelo “mercado”.
A julgar pelas suas declarações, para o PSD de Diamantino, tal resultado não aconteceria se esta linha interurbana fosse concebida, construída e gerida por alguma empresa privada, pelo “mercado”.
Há diversas maneiras de pôr a cabeça. Esta é só mais uma. De facto, Diamantino esquece que, a promoção do veículo individual – para o que obras como o parque subterrâneo da Av. Mouzinho contribui…- tem levado a uma preocupante diminuição da utilização dos transportes públicos. Segundo o Expresso de 9 de Junho de 2007, “na AMP, os valores de uso do transporte individual evoluíram de 31% para 52% no período assinalado de 1991-2001, enquanto o uso do transporte colectivo desceu de 42% para 28%”. E o cenário na Póvoa é muito pior, uma vez que dados de 2002 revelam que a utilização do transporte colectivo – que é obra do mercado, com 7 operadoras privadas e três dezenas de carreiras na maior das confusões – é de apenas 8%!
Mas, o PSD de Diamantino também esquece que, no caso especifico do Metro, o facto de, durante os três anos que durou a execução na nova linha, a empresa pública ter literalmente maltratado antigos utentes do comboio, pondo à sua disposição um péssimo serviço de transportes alternativos. Tal facto levou a que muita gente, aborrecida, deixasse de utilizar o transporte público, adquirisse e passasse a viajar de automóvel no seu quotidiano. Muitas vezes nos batemos contra o serviço medíocre prestado pela Metro aos antigos utentes do comboio. Nessa altura o PSD de Diamantino assobiava para o lado. Hoje é visível que uma tão estúpida estratégia comercial, além de não atrair mais gente para o sistema, afastou muitos dos seus tradicionais utentes.
E o PSD de Diamantino também esquece a falta de articulação do Metro com inexistentes soluções locais de âmbito rodoviário, capazes de proporcionar o acesso a este novo equipamento às pessoas que vivem na periferia da cidade e noutras zonas do concelho, e que isso é uma responsabilidade local. Ora, uma vez resolvida, potenciar-se-ia o Metro também como meio de transporte de ligação das zonas a nascente da cidade e com Vila do Conde, cidade com quem se estabelecem 39.000 deslocações diárias. Foi para suprir essa falta que o Projecto Bolina construiu a proposta de criação de uma Linha Azul com Park&Ride. Para Diamantino, talvez não seja nada de novo. Mas e pena que, sendo “velho” não contribua para a sua materialização: se o fizesse estaria a ser amigo dos cidadãos!
Finalmente, se uma das razões largamente invocada pelas pessoas para não usar o Metro é o preço elevado do título de viagem, que o Estado subvenciona, não é crível que esse título fosse mais barato se fossem os privados sozinhos a gerir o sistema. Ou será?
Já que falamos do Metro, é sintomático que Macedo Vieira tenha dado o seu aval a um protocolo com o Governo para a construção da segunda fase do projecto e não tenha garantido - nem perdido tempo, que se visse, a lutar – para que fosse contemplado o prolongamento da linha até Barreiros. Este facto diz bem do seu interesse pela mobilidade sustentável, pela cidade e pelos Poveiros. E revela o seu real peso político na AMP: zero!
Já que falamos do Metro, é sintomático que Macedo Vieira tenha dado o seu aval a um protocolo com o Governo para a construção da segunda fase do projecto e não tenha garantido - nem perdido tempo, que se visse, a lutar – para que fosse contemplado o prolongamento da linha até Barreiros. Este facto diz bem do seu interesse pela mobilidade sustentável, pela cidade e pelos Poveiros. E revela o seu real peso político na AMP: zero!
5 Comments:
Boa, meu!
Assim é que e dar-lhes!
A futurologia é algo de arriscado e ninguém humanamente pode dizer o que é certo ou errado num determinado domínio. Acredito que o transporte público (lato sensu)
poderá ser um sucedâneo útil e vantajoso para o transporte individual. Os custos, em termos de sobrecarga poluente, do transporte privado, virão a ser nocivos em domínios bem amplos.
Agora invocar o "sacrossanto nome do mercado" é um pouco falacioso.
Mas... há quem viva em falácia permanente.
Volto a escrever uma coisa que já escrevi aqui.
Não há nenhum economista digno desse nome, por mais liberal que seja, que não perceba que o sector dos transportes é um caso de monopólio natural.
E qualquer manual de economia liberal defenderá que nesse caso cabe ao Estado regular esse mercado.
Toda a teoria económica de mercado (já para não falar da prática) está contra os argumentos do PSD local, que estupidamente se defende com "argumentos de mercado"
Acabei de ler um comentário seu dizendo que as autoridades devem definir a rede e só depois deixar o mercado funcionar.
Foi exactamente isso que foi feito em Curitiba, um caso exemplar a todos os níveis (especialmente porque a cidade tinha poucos fundos). O sistema é todo privado, mas é a prefeitura que define as obrigações das empresas. O modelo de Curitiba é agora alvo de inspiração por todo o mundo.
Eu nem sou grande defensor do mercado neste caso, mas para quem quer usar o mercado que se baseie
em Curitiba.
Como dizia Ronald Coase (da escola de Chicago, conhecida pelas suas visões ultra-liberais, e que ganhou o prémio Nobel da economia), mesmo o mercado bolsista - normalmente apresentado como o melhor exemplo do mercado a funcionar - tem que ser altamente regulado para que funcione.
Vale a pena meu caro amigo gastar cera com tão ruins defuntos. Como argumentar com alguém que só chegou a Vereador por via canina?! A Póvoa tem os gerentes que merece. Só não merece a sua preocupação e empenho.
Já reparei que o cuidado posto na abordagem da sua iniciativa, dando conhecimento aos seus pares na vereação municipal de cá e de lá, pretendia iniciar um processo de civilizadas relações democráticas entre pessoas eleitas. Foi mais uma ingenuidade sua. Você está lidando com gente má, sem carácter e sem princípios. Ao jeito da Póvoa. Que me perdoem os poucos posso ofender.
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