08 julho 2006

UMA CULTURA DE VITÓRIA




Não percebo de futebol e, desde os quinze anos, não frequento os estádios.Todavia, como qualquer pessoa sensível, posso deliciar-me com uma jogada bem construída – quase diria bem arquitectada. Num movimento de atletas, trocando a bola no espaço e no tempo num caldo de espontaneidade, acontece muitas vezes a expressão estética que pode proporcionar tanto prazer como noutra manifestação cultural.
Por isso, apesar de não correr atrás e de não ir à bola de conversas que às vezes ocupam tempo demais com o futebol, dele fazendo depender o presente e o futuro de todas as humanidades, também me envolvi minimamente neste Campeonato do Mundo. Vi o Portugal-Holanda-Inglaterra-França…

O que retenho depois de um mês de milhões espectadores do Campeonato do Mundo de Futebol num país de excelência que quis expurgar culpas psicológicas que ainda tem de uma tenebroso passado relativamente próximo?
Para Portugal, uma cultura de vitória, finalmente!
Uma nova cultura que, depois do Euro 2004, começa a acabar com a tradicional e doentia auto comiseração e auto diminuição em relação a outros povos do mundo!
Mas, também, uma cultura de trabalho, de organização, de esforço… de nos esfarraparmos para tentar alcançar a vitória!
É que, depois de tudo isso, pode não haver vitórias fulgurantes, mas sem isso a derrota é inevitável!

Os atletas portugueses liderados pelo brasileiro Filipão, mostraram tudo isso: espírito de equipa, capacidade de definir objectivos, de planificação e de organização, e, sobretudo, de suar por um objectivo!

É exemplo para todos, para que as vitórias aconteçam em todas as dimensões do nosso quotidiano!

Hoje, Portugal vai ganhar...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Julgo que o post anterior se refere à sentença do Supremo que deu razão à empresa do Arquitecto numa acção que teve a coragem de colocar contra a Câmara em 1996! Lembro-me bem de ter ouvido dizer que a empresa, ou o grupo de empresas - já não sei bem - a que estava ou está ligado o Arquitecto, ter ganho um concurso público e que o presidente da câmara anulou por retaliação, por causa de uns artigos de opinião escritos pelo Arquitecto.

Parabéns pela vitória sobre a arrogância e pelo abuso do poder que estão no sangue do Vieira e dos que o bajulam!

Pedro Bandeira

08 julho, 2006 16:45  
Anonymous Anónimo said...

O Macedo Vieira vem dizer que a indemnização pedida pelo Garcia à Câmara é um exabero, e por isso é imoral...

Mas, quem fez a ilegalidade? Macedo Vieira.
Quem foi prejudicado?
O Garcia.

Então,ele é que faz asneira e é imoral que o Garcia peça uma indemnização?
É imoral que peça um valor alto? Ele pode pedir o que quizer! Cada um pede o que acha que pode minorar ou corrigir os prejuízos causados, que nunca são apenas materiais... Mas, quem decide é o Tribunal!

Por falar em altas indemnizações... Também foi o Macedo Vieira que anulou a licença de construção da Maripraia, não foi? O que fez esta empresa? Construiu uma sapata que fosse? Não!
Quanto pediu à Câmara como indemnização? Li nos jornais que foram UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL CONTOS!
O Presidente fez um acordo extrajudicial. ESTAMOS TOSOS A PAGAR À MARIPRAIA 750.000 contos! Ele acha que fez um bom acordo!
Para a Maripraia foi de certeza!

Mas, usando o mesmo que propõe para o Garcia, não deveria ter pago apenas 10%, ou seja 150.000 contos? Ou será que acha que, ao pagar 750.000 contos, o prejuízo causado pela sua decisão aquela empresa foi de 7 milhões e emio de contos?

Isto há cada um!!!

08 julho, 2006 17:00  
Anonymous Anónimo said...

"Não percebo de futebol e, desde os quinze anos, não frequento os estádios."... Eis um passo para perder cerca de 4.000 votos nas próximas eleições. É que nesta frase está implícito prever que caso seja eleito nas próximas Autárquicas, irá colocar o Clube mais representativo da nossa Cidade, em pé de igualdade com o Limianos e Vianense (só para falar no Norte) cujas Vila e Cidade com muito mais potencial que a nossa Póvoa e, devido aos seus Presidentes se estarem "marimbando" para o futebol, têm os seus Clubes mais emblemáticos a penar pelas Distritais futebolísticas. As prioridades serão outras? Com certeza! De acordo.
Mas de certeza também que nem só de trabalho vive o homem.
E até o Sr. acabou por fazer este "post" no seu Blogue, devido à excelente prestação da nossa Selecção.
Como constata, o desporto rei mexe com todos, como tal não pode ser desprezado.
Cumprimentos cordiais.

09 julho, 2006 01:08  
Anonymous Anónimo said...

Fico estarrecido quando leio algumas opiniões aqui expressas, caso de Rui Oliveira e Cefas. Se um cidadão não gostar de futebol, segundo estes amigos, é certo e sabido que não devem pensar em serem candidatos a nada, pelo menos autárquico. Que horror. Foi para isto que fizemos um Estado Democrático? O futebol pode ter muita importancia, mas é muito mais importante a Educação, social, civica, democrática e, se falarmos em termos de captação de desenvolvimento, por exemplo turistico, com 10% do que se gastou com o Varzim, tinha a Póvoa tido mais e melhor imagem, quer no País, quer no estrangeiro. Falemos de coisas sérias, com seriedade e conhecimento. O futebol só é um bom veículo de propaganda na mente de alguns, que nos tomam por lorpas, e que nos tentam vender a árvore como floresta. Já agora, se os actuais capatazes do PSD resolvessem aquilo que mais falta à Póvoa faz, e que pertubou alguém que aqui questionou, sabendo se com essas resoluções, isso seria vitória. Pois claro que seria uma vitória, não do PSD, mas da Póvoa. Ou os senhores só lá estão para se servirem?

12 julho, 2006 03:28  
Blogger José Leite said...

Duas doenças atacam este País: a futebolite aguda e a partidarite!

Quando se misturam é o "fim da picada"!

12 julho, 2006 10:35  
Blogger renato gomes pereira said...

AS vitórias desportiva tem o condão de não causar danos profundos na generalidade dos cidadão..ao contrário de outras vitórias...

A história mostra-nos exemplos devitoriosos que sendo considerados herois não passaram de autenticos facinoras etorcionários.. etambém nos mostra derrotados que foram verdadeiros herois...

12 julho, 2006 13:12  

Enviar um comentário

<< Home