22 março 2006

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

foto de Alvaro Barrientos
As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água.
Este dia tem sido marcado, desde 1993, com várias iniciativas nacionais e internacionais com o intuito de sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos e para algumas questões em particular, também relacionadas com a água.

No IV Fórum Mundial da Água, a decorrer no México, o presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, apelou ontem aos governos para que se mobilizem "de forma mais intensa" na defesa deste recurso, cuja ausência ou má qualidade "mata dez vez mais de que todas as guerras juntas". "Afirmemos o direito à água sem ambiguidade, como um elemento essencial da dignidade humana", apelou ainda.
O Conselho Mundial da Água defende que o acesso a este recurso seja assumido como um direito humano fundamental, tal como o é, por exemplo, o direito à educação.

Ao mesmo tempo, também no México, realizou-se um Fórum Alternativo Mundial da Água. Retomando o Fórum de 2005 realizado em Genebra, onde estiveram Mário Soares, Danielle Mitterand e Riccardo Petrella, todos coordenadores da organização Contrato Mundial da Água, avançou com um desafio revolucionário: partindo do princípio intransigente de que a água deve ser tratada como um direito universal, deve ser assegurado o acesso gratuito à água tratada distribuída publicamente em quantidade suficiente para garantir a sobrevivência digna da população. Assim, todos os cidadãos deveriam ter direito gratuitamente a 50 litros de água por dia!

1 Comments:

Blogger Manuel CD Figueiredo said...

Apresento aqui uma proposta que, não sendo nova, vem agora a propósito: Porque não organizamos nós, aqui na Póvoa, um seminário sobre este problema vital, como é o da ÁGUA? Se a Autarquia não o fizer(como creio), fazemos nós.
Há muitas questões, a nível mundial, que requerem urgência no seu tratamento; a Póvoa não foge a elas, embora a sua gravidade(por enquanto)não seja alarmante. Mas seria bom antecipar-nos e simultanemente contribuir para soluções que possam servir os outros.
Vale a proposta?

P.S.-as empresas Águas do Cávado(a «nossa») e do Vale do Ave(se não estou em erro) vão fundir-se em 2008; mais um dado para o sugerido Debate.

22 março, 2006 15:59  

Enviar um comentário

<< Home