26 junho 2011

UMA IDEIA MANHOSA





Está a espalhar-se mais uma ideia perigosa!
Não apenas perigosa, mas manhosa, e com os perigos que sempre levam à mansidão por efeito de manada!
A ideia de que “o êxito ou a desgraça de Passos e de Portas serão o êxito ou a desgraça de Portugal”! Vai daí, toca a desejar-lhes bom trabalho e, pior do que isso, a baixar as orelhas e a obedecer!

Pois é! Jamais me interessa a desgraça do meu país! Mas é precisamente por isso que me preocupa o êxito de Portas e de Passos, nesta saga eufórica de sacrificar Portugal aos interesses da especulação financeira nacional e internacional, porque é isso é que tem sido e continuará a ser a desgraça do país real, por ser a desgraça das pessoas!

Foi por causa das manigâncias do sistema financeiro, e dos magníficos economistas que sustentaram as receitas neo-liberais, que o país chegou à situação difícil em que nos encontramos. Com as medidas mais toikianas que as da própria troika, anunciadas pelo governo mais à direita nestes 37 anos de democracia, não tarda nada que nos vejamos mais gregos que na Grécia, que não serve de lição!
Com a recessão por destino anunciado e ordens para cortar na saúde (exercício saboroso às mãos de um infiltrado Macedo, vindo dos interesses privados do negócio da saúde), na solidariedade, na segurança social e na educação… Com uma desenfreada privatização de tudo o que interessa ao bem comum mas é tratado como simples mercadoria, com tudo o que mexe e poderia dar ao Estado as receitas que interessam ao indispensável estímulo da economia produtiva, à solidariedade e até ao pagamento da parte da dívida legítima (da legítima e não da que resulta do criminoso jogo especulativo)… Com uma obscena cumplicidade com o saque que os sistemas financeiros estão a fazer aos países e a Portugal…acham mesmo que é de lhes desejar boa sorte?

É caso para exclamar Il´s sont fous, ces romains!